4ª edição do curso “Ciências Além das Salas de Aula” é realizada de maneira remota
Publicado por: Camila Delmondes
15 de agosto de 2022

Nos dias 8 de 9 de agosto, ocorreu o IV Encontro “Ciências além das salas de aula”, destinado a estudantes do ensino médio de escolas estaduais, na modalidade de Ensino à Distância. O evento foi realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Cirurgia (PPGCC) em parceria com a Comissão de Extensão da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), Escola de Extensão (Extecamp) e apoio do Gastrocentro da Unicamp. Este ano participaram três escolas estaduais de Campinas (Benevenuto Torres, Dom Barreto e Tenista Maria Esther Andion Bueno) e uma de Valinhos (Américo Belluomini). As atividades também foram acompanhadas pela Diretora de Ensino da Diretoria de Ensino Campinas Oeste, Maristela Coccia Moreira de Souza.

A Mesa de Abertura contou com a presença dos professores Cláudia Vianna Maurer Morelli, Coordenadora da Comissão de Pós-Graduação da FCM; Rodolfo de Carvalho Pacagnella, Coordenador da Comissão de Extensão da FCM; e Raquel Franco Leal, coordenadora do Encontro.

“Mostramos aos alunos do ensino médio o que a Universidade pode oferecer de volta à sociedade, por meio de seu papel fundamental no desenvolvimento de pesquisa e ciência”, disse a professora Raquel Franco Leal, da FCM. Como nos últimos dois anos, desde a pandemia, foram realizadas aulas teóricas e transmissão ao vivo de aulas práticas em laboratório e no Gastrocentro, com grande interação dos alunos com os discentes e docentes do PPGCC da FCM. Além disso, participaram docentes de outros institutos da Unicamp. Também foram realizados testes on-line dos conhecimentos adquiridos em cada etapa do curso.

A edição do Encontro reuniu, ainda, palestras de professores, pesquisadores e profissionais de saúde da Unicamp, das mais diversas áreas de atuação, dentre os quais: João José Fagundes, Wagner Fávaro, Marta Cristina Teixeira Duarte, Ilka Santana Ferreira Boin, Simone Appenzeller, Iris Torriani, Lívia Bitencourt Pascoal e Rosangela Angelo Vanzella Ribeiro da Silva. Também participaram com palestras e atividades práticas, os alunos de pós-graduação do Laboratório de Investigação em Doenças Inflamatórias Intestinais do Gastrocentro. Auxiliaram na organização do evento o pós-doutorando Bruno Lima Rodrigues, as doutorandas Livia Moreira Genaro e Karine Steigleder, e a mestranda Natália Nunes Siqueira, além de Carlos Fernando Papotti, do apoio da infraestrutura de informática do Gastrocentro.

Palestrantes de diversas áreas apresentaram-se por meio de aulas e atividades práticas. Também acompanharam o curso professores da Unicamp, alunos de pós-graduação da FCM e alunos do ensino médio das escolas estaduais.

Notícias mais recentes

Eleição para Representação Discente na Congregação da FCM

Ophthalmology resident from SMS Unicamp performed observership at the Bascom Palmer Eye Institute, US

Planes das pós-graduações em Ciências Médicas e Fisiopatologia Médica recebem coordenadores das áreas de Medicina I e II da Capes

VI Encontro de Segurança do Paciente do Hospital Estadual Sumaré

Leon Skowronek and Sonja Maierbrugger come back to Austria after finished internships at SMS

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM