Participação da FCM em evento internacional sobre ensino nas profissões da saúde é tema de podcast
Publicado por: Camila Delmondes
04 de outubro de 2023

novo episódio do podcast “FCM Unicamp em debate” trata da participação de docentes e pesquisadores da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp em encontro recente realizado pela Associação Europeia de Educação Médica (AMEE), voltado à formação dos diversos profissionais que atuam no campo da saúde, dentre os quais, os profissionais médicos.

As professoras Eliana Amaral, professora titular de obstetrícia e coordenadora do Núcleo de Apoio à Pesquisa e Ensino nas Profissões da Saúde (Napes), e Joana Fróes Bragança Bastos, professora associada do Departamento de Tocoginecologia e estudiosa do assunto, falaram sobre as suas impressões relacionadas ao encontro.

Tendo participado do evento pela primeira vez, ainda em 2004, Eliana Amaral destacou a participação dos acadêmicos brasileiros, na atualidade. “Hoje, os brasileiros são um dos grupos mais numerosos”, comentou. “A minha primeira experiência no AMEE foi em 2013. O que mais chamou a minha atenção, em 2023, foi o tema do evento “Inclusive Learning Environment to Transform the Future”, focado na inclusão, desde a discussão de temas relacionados ao ensino e à assistência, voltados à inclusão das populações vulneráveis, por exemplo, como também das características e necessidades dos alunos da Saúde, completou Joana.

Da esquerda para a direita, Joana Fróes Bragança Bastos e Eliana Amaral, na gravação do episódio. Foto: Bruno de Jorge/CAAC

Ouça os episódios anteriores:

Ep. 01 - Desafios encontrados na formação médica

Ep. 02 - Perfil do egresso do curso de Medicina da Unicamp

Ep. 03 - Histórico da reforma curricular do curso de Medicina da Unicamp

Ep. 04 - A luta do Conselho de Entidades de Campinas por uma faculdade de Medicina na cidade

Ep. 05 - Formação médica na Unicamp (com Thomas Maack)

Ep. 06 - Qualidade de vida e carreira acadêmica

Ep. 07 - Raciocínio clínico (parte 1)

Ep. 08 - Raciocínio clínico (parte 2)

Ep. 09 - A importância dos Centros de Pesquisa para a FCM

Ep. 10 - Ensino da Saúde Mental e Psiquiatria na graduação médica

Ep. 11 - Relevância do SUS e 60 anos da FCM (parte 1)

Ep. 12 - Relevância do SUS e 60 anos da FCM (parte 2)

Ep. 13 - Colegialidade no ambiente acadêmico

Ep. 14 - Curso de graduação em Fonoaudiologia

Ep. 15 - 25 anos do CIPED

Ep. 16 - Cineclube FCM 60 anos

Ep. 17 - Consultório na Rua

Notícias mais recentes

Diama Vale, da FCM, é eleita para o Comitê Diretor da Comunidade Internacional de Rastreamento de Câncer

FCM | Boas Notícias

Brainn celebra 10 anos em congresso internacional sobre neurociência e neurotecnologia

Museu de Artes Visuais expõe obras de seu acervo em Ribeirão Preto

(Divulgação) Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE) abre inscrições para congresso

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM