Abordagem cirúrgica dos tumores da região selar foi tema de aula no Salão Nobre da FCM
Publicado por: Camila Delmondes
27 de setembro de 2022

Na tarde da última sexta-feira (23), o Salão Nobre da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp recebeu Samuel Zymberg, professor adjunto da disciplina de Neurocirurgia da Escola Paulista de Medicina da Unifesp. O convidado ministrou aula sobre abordagem cirúrgica dos tumores da região selar. O evento teve como moderador Enrico Ghizoni, docente da disciplina de Neurocirurgia da FCM.

A região selar, ou sela túrcica, é a cavidade óssea na face superior do osso esfenoide, na base do cérebro. Nela fica localizada a hipófise, glândula responsável pelas funções hormonais essenciais de crescimento, desenvolvimento, reprodução, homeostasia do estresse e controle metabólico. Foram explicados a patologia e as estratégias cirúrgicas para os tumores da região selar, bem como os aspectos neuroendocrinológicos associados.

Tumores hipofisários mais comuns são prolactinomas, que causam queda da testosterona nos homens e de estrógeno nas mulheres além do quadro de infertilidade, comumente tratados com medicação. Já deficiências na produção de GH (hormônio do crescimento) podem causar gigantismo, na infância e adolescência, ou acromegalia na fase adulta. Um exemplo desta última doença é o campeão paralímpico iraniano Morteza Mehrzad, do vôlei sentado.

“É importante o conhecimento da fisiologia para interpretarmos corretamente os dados hormonais do paciente”, disse Samuel, enfatizando que muitas vezes não se sabe muito sobre tumores em fase avançada na região selar. Porém, a utilização de equipamentos tecnológicos, como óticas, vem trazendo benefícios para a cirurgia. A exemplo disso, foi exibido vídeo de cirurgia endonasal endoscópica para tumor de hipófise.

Ao longo do dia os participantes puderam, ainda, discutir casos de pacientes do ambulatório de Neurologia do Hospital de Clínicas (HC) e, depois da aula, casos enviados pelos participantes. “A ideia desse evento é fazer um molde do que existe fora: chamar um professor de outra universidade, que domina um assunto, para conhecer nossa faculdade. Isso faz com que a gente tenha uma visão geral do tema e uma troca de experiências e conhecimentos”, declarou o professor Enrico, da FCM. A Aesculap Academy foi apoiadora do evento.

Enrico Ghizoni, docente da FCM, e Samuel Zymberg, palestrante da Unifesp. Foto​​: Mercedes Santos/ARPI
Palestra no Salão Nobre. Foto: Mercedes Santos/ARPI

Notícias mais recentes

(Divulgação) Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE) abre inscrições para congresso

Reunião DTG: Câncer de mama ou ovário hereditários

Fóruns Permanentes: Diálogos sobre Subjetividades dos Povos Indígenas e Desafios da Permanência na Universidade

School of Medical Sciences authorities receives team from University of Birmingham

TBT: Ativação do espaço Jardim dos Saberes Ancestrais

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM