Ação conjunta entre Universidade, órgãos públicos e trabalhadores é tema de livro sobre trabalho escravo no setor sucroalcooleiro


Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
26 de agosto de 2022

Compartilhar:

Foi realizado no dia 17 desse mês, no Espaço Cultural Casa do Lago da Unicamp, o lançamento do livro Intervenções do Ministério Público do Trabalho da 15ª Região em Saúde e Segurança do Trabalho no Setor Sucroalcooleiro-SP. A obra é resultado da tese desenvolvida na Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) da Unicamp, que estudou a atuação conjunta entre o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Ministério do Trabalho (MT), Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) de Piracicaba, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e Pastoral Rural (PR).

A publicação tem como pano de fundo, relatar as intervenções ocorridas a partir de denúncia acolhida pelo MPT, em 2002, sobre o ambiente laboral no setor sucroalcooleiro na região de Piracicaba, com relatos de mortes por exaustão, informalidade e trabalho escravo. As intervenções ocorreram no período de 2004 a 2013 em todo interior do estado de SP. Foram realizadas cerca de 100 diligências de fiscalização rural, autuadas aproximadamente 200 usinas e 850 empresas, e estabelecidos perto de 600 Termos de Ajuste de Conduta (TACs).

Autora do livro, a professora colaboradora da Área de Saúde do Trabalhador (AST) do Departamento de Saúde Coletiva (DSC) da FCM, Carmen Herrera, falou sobre o contexto da publicação que apresenta uma perspectiva da gestão do trabalho a partir da Ergonomia da Atividade, que trata do trabalho real que envolve os aspectos físicos, cognitivos e organizacionais exercidos pelos cortadores de cana. 

“É uma honra poder dar luz à magnitude destas intervenções conjuntas do MPT, MT e CEREST, realizadas após denúncias do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Pastoral Rural sobre trabalho escravo, mortes por exaustão, e precariedade de trabalho, aos quais os trabalhadores, vindo de estados de Minas e nordeste foram submetidos no corte manual de cana no estado de SP", comentou Herrera, ao falar sobre a articulação destas entidades que beneficiaram, direta e indiretamente, cerca de 220 mil pessoas.

Segundo Herrera, especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho e Ergonomia, o trabalho de pesquisa realizado pelo CEREST Piracicaba, em articulação com a Universidade, contribuiu para determinar parâmetros científicos que deu embasamento às Ações do MPT para regulamentação do setor e demonstrou ser impossível trabalhar nas condições às quais os cortadores de cana estavam submetidos.

Presente no lançamento da publicação, a diretora-presidente do Sindicato dos Rurais de Cosmópolis, Carlita Costa, deu um importante depoimento sobre o impacto do trabalho realizado pela Pastoral Rural, o CEREST de Piracicaba, o MT e o MPT, em conjunto com os trabalhadores organizados. “Foi esse trabalho que tirou os cortadores de cana do trabalho análogo à escravidão. Nós não entramos na faculdade de vocês e vocês também não entraram na nossa. Juntos, construímos outra faculdade para defender a vida dos trabalhadores”, disse.

Na mesma direção, o procurador do MPT, Mário Gomes, disse que o trabalho em defesa dos trabalhadores mais vulneráveis somente é possível quando o trabalho nesse sentido é, de fato, coletivo. “Por isso deu certo! Foi toda uma junção de esforços para garantir aos cortadores de cana o mínimo de dignidade”, comentou.

Na parte superior, à direita, a professora Carmen Herrera ao lado do responsável pela Pastoral Rural, Oswaldo Storel. Abaixo, o registro do lançamento do livro que ocorreu no Espaço Cultural Casa do Lago/Fotos: acervo pessoal

 



Notícias mais recentes



Reunião DTG: Câncer de mama ou ovário hereditários


Fóruns Permanentes: Diálogos sobre Subjetividades dos Povos Indígenas e Desafios da Permanência na Universidade


School of Medical Sciences authorities receives team from University of Birmingham

TBT: Ativação do espaço Jardim dos Saberes Ancestrais

Uliana Lodygina and Laura Rodrigues da Silva, from Germany, tell about internship experience at SMS Unicamp

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM