Acidente de trabalho é evitável, ressalta pesquisador em apresentação sobre trabalho, violência e morte em Campinas
Publicado por: Camila Delmondes
17 de novembro de 2016

Compartilhar:

O professor do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Ricardo Cordeiro, apresentou na última sexta-feira (11) os dados da pesquisa “Trabalho, violência e morte em Campinas”. Dados do estudo divulgados, preliminarmente, apontam o total de 82 mortes no ambiente de trabalho, em 2015, em Campinas. Deste total de óbitos, 25 foram assassinatos.

O estudo foi realizado a partir da análise de 415 declarações de óbitos e de entrevistas com familiares, amigos e colegas de trabalho dos falecidos. A apresentação ocorreu dentro da programação do Saúde Coletiva ao Meio-Dia, no anfiteatro do próprio Departamento.

De acordo com Cordeiro, o acidente de trabalho é o maior agravo à saúde dos trabalhadores brasileiros. Segundo o pesquisador da FCM, em 2013 o Ministério da Previdência e Assistência Social registrou mais de 700 mil acidentes de trabalho Brasil e, dentre esses, quase três mil mortes. Entretanto, ressalta Cordeiro, esses dados são, notoriamente, subnotificados.

“Eu, pessoalmente, estimo que para cada acidente de trabalho registrado, existam 10 outros não registrados. Então, podemos estimar que, em 2013, tivemos 30 mil óbitos de acidente de trabalho no Brasil. O acidente de trabalho é um evento evitável. Então, eram 30 mil mortes evitáveis”, disse Ricardo.

Leia também:
Mortes por acidente de trabalho, em Campinas, incluem assassinatos e latrocínios



Notícias mais recentes



Puberdade precoce: uma nova epidemia do século 21?

“Sonhamos um dia com esse momento: de pajés, brancos e indígenas, conversarem”, celebrou João Paulo Tukano em evento realizado na FCM

Colaboração internacional entre pesquisadoras da FCM e Heinrich-Heine University Düsseldorf promove o I Workshop sobre o Programa “10,000 Steps”

Atlética de Medicina retoma atividades do Programa Arrebol com foco em esporte, saúde e cidadania para crianças e adolescentes

Departamento de Psiquiatria da FCM manifesta apoio ao Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM