Aline Souza, aluna do mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente da FCM, é selecionada para Emerging Leaders in the Americas Program
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
12 de julho de 2023

Compartilhar:

Aline Priscila de Souza, aluna de mestrado do programa em Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, foi contemplada com bolsa integral para o Emerging Leaders in the Americas Program (Programa Líderes Emergentes nas Américas – ELAP 2023-2024). A discente é orientada pelo professor Jose Dirceu Ribeiro, do Departamento de Pediatria da Faculdade.

O Emerging Leaders in the Americas Program tem duração de 5 a 6 meses. Aline deve chegar ao Canadá em setembro, quando iniciam as aulas na Universidade de Waterloo. A aluna foi uma das selecionadas entre países da América do Sul. Além dessa região, o programa engloba toda a América Central, México e Caribe.  

Aline conta que o processo seletivo começou por meio do contato com o professor Plinio Morita, do departamento da Escola de Ciências da Saúde Pública da Universidade de Waterloo, que aceitou orientar seu estudo no país. A ponte foi feita por sua coorientadora do mestrado, Paula Dornhofer Paro Costa, docente da Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação (FEEC) da Unicamp. O período entre inscrição e aprovação levou em torno de quatro meses. 

Seu projeto de pesquisa de mestrado analisa as correlações entre temperatura do ar ambiente, umidade relativa e poluição do ar e a prevalência de doenças respiratórias em crianças e adolescentes atendidos na emergência do Hospital de Clínicas da Unicamp. No Canadá, Aline estudará dados ambientais públicos e de sensores inteligentes sobre variáveis de poluição, umidade relativa e temperatura, através de técnicas de ciências de dados (Data Science e Big Data), visando obter insights de saúde pública relacionados a doenças respiratórias e cardiovasculares.

“Receber a notícia da aprovação foi um momento muito emocionante para mim, meus orientadores e família. Todos ficamos muito contentes com a oportunidade.  O programa de pesquisa da Universidade de Waterloo viabilizará a colaboração com os principais especialistas no campo da Ciência de Dados, especialmente sob a orientação do professor Plinio Morita e equipe do Ubiquitous Health Technology Lab”, declarou Aline.

Qualificação de mestrado de Aline, ocorrida em 10 de julho. Da esquerda para direita: Marcos Tadeu Nolasco (membro titular da banca); Carla Gomez (coorientadora); Aline Souza; Paula Costa (coorientadora, FEEC); Jose Dirceu Ribeiro (orientador); e Simone Appenzeller (membro titular da banca). 

Interdisciplinaridade

A discente do mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente lembra do caráter interdisciplinar do programa no exterior. “Essa experiência aumentará minhas habilidades de pesquisa, ampliando a compreensão da análise de dados no contexto da saúde e permitirá que eu contribua para o estudo do impacto das mudanças climáticas na saúde pública. A abordagem interdisciplinar facilitará o crescimento da pesquisa e expandirá nossas perspectivas no campo”.

Jose Dirceu Ribeiro, orientador do mestrado, reitera que equipes interdisciplinares podem maximizar a visão crítica. O docente afirma que, em sua pós, Aline já trabalha com profissionais de diferentes áreas da Unicamp: o próprio Dirceu (Pneumologia Pediátrica/FCM) e as coorientadoras Carla Cristina Souza Gomez (Fisioterapia/FCM) e Paula Dornhofer Paro Costa (Engenharia de Computação/FEEC); e os colaboradores Ana Avila (Meteorologia/CEPAGRI), Eliana Faria (Patologia Clínica/FCM), Eulalia Sakano (Otorrinolaringologia/FCM), Andrea Fraga e Andressa Peixoto (Emergência Pediátrica/FCM e HC), entre outros.

Internacionalização

Aline aponta que o programa ELAP produzirá frutos que terão continuidade científica. “O programa não apenas enriquecerá o meu trabalho acadêmico, mas também trará benefícios significativos para a Unicamp. Essa parceria pode levar a projetos conjuntos de pesquisa, trocas de conhecimento e futuras colaborações entre as duas universidades. Essas inciativas promovem uma perspectiva global e facilitam o compartilhamento de melhores práticas e metodologias de pesquisa inovadoras”.

Dirceu complementa que a inserção internacional de alunos de pós-graduação da FCM traz benefícios tanto para o aluno quanto para a faculdade: visão crítica de pessoas de vários países; publicações em periódicos de alto impacto, com possível cooperação internacional; promoção dos pesquisadores em seu país de origem; enriquecimento de currículo; desenvolvimento de habilidades profissionais; possibilidade de crescimento teórico e prático em áreas específicas; e ideias para novos projetos de pesquisa.

Por fim, o professor do Departamento de Pediatria afirma que a aprovação de Aline é um marco para maximizar os estudos em poluição, alterações climáticas e doenças respiratórias, servindo de exemplo para os pós-graduandos da FCM. “O mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente tem estimulado a inserção de seus alunos em universidades estrangeiras. O professor Marcos Tadeu Nolasco da Silva, atual coordenador do programa, é um entusiasta das inserções internacionais e, junto com a comissão do curso, tem estimulado a participação de alunos em programas como esse”.

Sobre o ELAP

O Programa de Líderes Emergentes nas Américas, concebido pelo Governo do Canadá em 2009, tem o objetivo de apoiar o desenvolvimento do capital humano e a próxima geração de líderes nas Américas, ao mesmo tempo em que fortalece os vínculos entre instituições de ensino superior no Canadá e nas Américas. As bolsas oferecem aos alunos desses países oportunidades de intercâmbio de curto prazo para estudo ou pesquisa em instituições de ensino superior canadenses.  



Notícias mais recentes



Edital Interno de Seleção para Banco de Médicos Tutores no Âmbito do Projeto Mais Médicos para o Brasil

HC, FEnf e ProEC lançam o projeto Meses Coloridos para prevenção de doenças

Professora Fernanda Orsi é homenageada por Sociedade Americana de Hematologia

17º Simpósio Edwaldo Camargo e 1º Congresso CancerThera unem diálogos científicos e trocas de experiências

Artigo de aluna da FCM e do OCRC é escolhido como capa da principal revista de Fisiologia do mundo

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM