Aluno de Pós-Graduação em Clínica Médica, Daniel Pequeno, lança HQ que aborda vivência no ambulatório de Oncologia do HC
Publicado por: Camila Delmondes
08 de março de 2023

O psicólogo e aluno de doutorado em Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Daniel Paixão Pequeno, em conjunto com seu orientador, Gustavo Jacob Lourenço, criou um roteiro de história em quadrinhos (HQ) que se baseia em suas experiências no Ambulatório de Oncologia Clínica do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp. A história apresenta a vida de um paciente com câncer de cabeça e pescoço. A HQ foi lançada na primeira semana de março.

A ilustração da HQ foi realizada por Rafael Dias, artista e ex-aluno do curso de História da Unicamp, que é conhecido como Batata Sem Umbigo. “A partir do roteiro criado por Daniel, o artista deu vida e alma à história, trazendo à luz lugares que nunca visitou e situações que nunca viveu”, afirmou Gustavo.

De acordo com o orientador, a proposta da HQ é ir além dos clichês das histórias com a temática do câncer e se aprofundar no sofrimento humano, apresentando o indivíduo em suas diversas facetas. Para isso, utilizou-se dos fundamentos do estilo Graphic Medicine, que apresenta um contexto lúdico e a possibilidade de uso acadêmico. Na história, são abordados temas como traumas na infância, atendimento no Sistema Único de Saúde, alcoolismo, histórico de câncer na família, adesão a tratamentos e qualidade de vida dos familiares, entre outros.

Daniel conta que a inspiração para a história em quadrinhos surgiu em 2015, quando começou a frequentar o Ambulatório de Oncologia Clínica do Hospital de Clínicas da Unicamp durante um curso de extensão em Psicologia Hospitalar aplicada à Oncologia. No ano seguinte, no mestrado profissional em Oncologia, trabalhou com cuidadores de pacientes com câncer de cabeça e pescoço. Atualmente, em seu doutorado, ele atua diretamente com esses pacientes. Segundo o psicólogo, “em todo esse período fui inspirado por essas vivências e pelo contato com os pacientes, seus familiares e os profissionais de saúde”.

Capa da HQ. Imagem: Batata Sem Umbigo

O autor revela que esta é a primeira vez que escreve uma história em quadrinhos, e que o processo ocorreu durante a pandemia. Ele explica que foi necessário transformar suas vivências no Ambulatório de Oncologia Clínica em algo artístico, misturando conceitos da oncologia e psico-oncologia com a forma de contar história em quadrinhos. Depois de planejar a linha do tempo e a forma de contar a história, tudo caminhou com mais leveza. O autor espera que a obra possa ressoar em todo tipo de público, tanto em seus aspectos literários quanto na esfera acadêmica.

Como complemento da obra, Daniel gravou trilha sonora original com 12 faixas instrumentais, para ser apreciada durante a leitura. Um QRCode na página da HQ leva o leitor à plataforma Spotify. As músicas também estão disponíveis no YouTube. “O intuito é criar uma experiência sensorial completa. A trilha foi feita da forma mais orgânica possível, com um software de gravação simples. Toda vez que eu escrevia parte do quadrinho, abria o programa e gravava a primeira ideia que vinha à cabeça. Foi utilizada apenas uma guitarra elétrica, sendo todo o restante gravado digitalmente no teclado do computador”, descreveu Daniel.

O e-book está disponível no site da Amazon, e toda a renda será destinada a ações para pacientes do Ambulatório de Oncologia Clínica do HC da Unicamp. Em abril, a versão digital também estará disponível no Instagram do PRojeto Onco SAber (PROSA) (@onco.saber), que oferece informações sobre câncer, genética e cuidados com o paciente.

O prefácio da HQ foi escrito pela psicóloga responsável pelo Serviço de Psicologia do Ambulatório de Oncologia do HC, Karla Cristina Gaspar, que apresenta a psicologia, o câncer de cabeça e pescoço, sua relação com a arte e uso acadêmico, com a clareza e delicadeza necessárias para o início da obra. Já no encerramento, o professor Gustavo reflete sobre o impacto da obra nos leitores e o projeto educacional e social PROSA, criado com os alunos Daniel e Juliana Carron.

Trecho da história. Imagem: Batata Sem Umbigo

Notícias mais recentes

FCM | Boas Notícias

Brainn celebra 10 anos em congresso internacional sobre neurociência e neurotecnologia

Museu de Artes Visuais expõe obras de seu acervo em Ribeirão Preto

(Divulgação) Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE) abre inscrições para congresso

Reunião DTG: Câncer de mama ou ovário hereditários

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM