Alunos da FCM vão a Brasília para o 33º Congresso Brasileiro de Estudantes de Medicina
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
25 de janeiro de 2023

Colaborou com o texto Carlos Dibbern, do CAAL

De 7 a 14 de janeiro, estudantes da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp estiveram em Brasília para o 33º Congresso Brasileiro de Estudantes de Medicina (COBREM), organizado pela Direção Executiva Nacional de Estudantes de Medicina (DENEM). A DENEM é uma entidade representativa de todos os estudantes de Medicina do Brasil e, na ocasião do COBREM, reúne democraticamente as ações que os estudantes e seus representantes defendem que sejam tomadas pela Direção no que tange à educação médica, defesa do SUS e combate às opressões.

A delegação de estudantes foi determinada a partir de um processo eleitoral condizente ao edital de eleição de delegados publicado pela DENEM. Todo o processo foi operado pelo Centro Acadêmico Adolfo Lutz (CAAL), de Medicina da FCM, que também indicou um delegado para representar a instituição. Foram eleitos seis delegados, somados ao delegado indicado e a dois estudantes que também compareceram ao Congresso para contribuírem com suas visões de mundo e decisões políticas. A delegação final foi composta pelos seguintes estudantes:

Keyla Sacramento (delegada eleita)

Janaina Alves Da Hora (delegada eleita)

Leonardo Santos Cerqueira Filho (delegado eleito)

Carlos Dibbern (delegado eleito)

Marcos Adriano Vaz Barbosa (delegado eleito)

Analice Alves Santana (delegada eleita)

João Victor Cordeiro Mergulhão (delegado indicado pelo CAAL)

Felipe Dias (participante)

Marcos Antônio Faria (participante)

Delegação de estudantes de Medicina da FCM na Universidade de Brasília. Foto: CAAL

Durante o evento, cuja maior parte da programação foi realizada na Universidade de Brasília (UnB), foram discutidos vários eixos que perpassam a promoção à saúde popular, movimento estudantil e educação médica, mediante oficinas e mesas:

I. Formação em saúde e a luta estudantil

II. Equidade na saúde: o combate a todas as opressões

III. Políticas de saúde: a luta pelo SUS e para além do SUS

IV. Eixo organizacional

A exemplo de temáticas inseridas nos eixos citam-se a extensão popular universitária, privatização e sucateamento de hospitais públicos, combate ao racismo e a outras opressões dentro do contexto de saúde e fora dele, matriz curricular do curso de Medicina e a própria organização interna da DENEM. Tais abordagens serviram de base para a realização dos grupos de discussão e trabalho (GDT) ao longo do evento, cuja metodologia buscava propor, de forma democrática, ações a serem tomadas pela DENEM frente a essas temáticas ao longo do ano.

Participantes da oficina “Homenagem aos cadáveres negros do Laboratório de Anatomia”, realizada pelo coletivo Quilombo Ubuntu. Foto: CAAL

Uma das oficinas, intitulada “Homenagem aos cadáveres negros do Laboratório de Anatomia”, foi realizada por membros do Quilombo Ubuntu, coletivo de estudantes negros de Medicina da FCM. Na ocasião, foram abordadas questões como a importância da organização do coletivo no acolhimento e na elaboração de estratégias de resistência aos estudantes negros e, também, a homenagem realizada pelo Quilombo aos cadáveres negros do Laboratório de Anatomia do Instituto de Biologia da Unicamp. Em 8 de abril de 2022 ocorreu cerimônia que marcou a homenagem, quando houve inauguração da placa lavrada na entrada do laboratório.

Ainda, a abertura do COBREM foi marcada pela fala da delegada eleita e acadêmica da 59ª turma de Medicina da FCM, Janaína Alves da Hora, que trouxe, em seu discurso, marcas da sua vivência e da sua luta. A aluna relata: “A experiência no COBREM com certeza marcou minha trajetória acadêmica e pessoal. Foi significativo ter um espaço para discursar e declarar a abertura de um Congresso brasileiro enquanto estudante de Medicina em nome da base estudantil levando em consideração tudo que eu represento. Além disso, foi agregador participar de diversos eixos de discussões, elaborar propostas e votar junto com a delegação, com o objetivo de buscar mais direitos para todas as pessoas, em prol de uma educação médica mais humanizada e de qualidade. Junto com o coletivo negro Quilombo Ubuntu, tive a experiência de conduzir uma oficina para estudantes de diversas universidades brasileiras, mostrando a nossa iniciativa de resistência racial, a homenagem aos corpos negros usados para estudo no Laboratório de Anatomia, e estabelecer um paralelo com a articulação de lutas no movimento estudantil. Com certeza tudo isso fortalece a importância das discussões das pautas raciais dentro das escolas médicas. Esse congresso adicionou energia e renovou as perspectivas de luta estudantil para toda a delegação e coletivos por ela representada”.

Aluna Janaína Alves da Hora em sua fala na abertura do Congresso. Foto: CAAL

Além das discussões, fizeram parte da programação do COBREM a eleição das novas coordenações regionais e da nova coordenação nacional da DENEM, bem como a eleição da cidade que sediará o próximo Encontro Científico de Estudantes de Medicina (ECEM), evento cujo objetivo é construir coletivamente os posicionamentos que a DENEM deverá aderir no período que sucede o encontro. A cidade eleita foi o Rio de Janeiro, e a instituição que o sediará será o Centro Acadêmico Sir Alexander Fleming (CASAF), entidade representativa dos estudantes de Medicina da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. O ECEM ocorrerá em julho deste ano.

(Divulgação) Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE) abre inscrições para congresso

Reunião DTG: Câncer de mama ou ovário hereditários

Fóruns Permanentes: Diálogos sobre Subjetividades dos Povos Indígenas e Desafios da Permanência na Universidade

School of Medical Sciences authorities receives team from University of Birmingham