Alunos de Medicina e Fonoaudiologia apresentam resultados de intervenções em UBS e CS
Publicado por: Camila Delmondes
07 de outubro de 2015

Alunos do primeiro ano dos cursos de Medicina e Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp apresentaram na quinta-feira (18) no Salão Nobre e Anfiteatro1 da faculdade os resultados dos projetos de intervenção realizados em Centros de Saúde e Unidades Básicas de Saúde de Campinas das regiões do Boa Vista, Rosália, São Cristóvão, São Marcos, Vista Alegre, Aeroporto, Capivari, DIC III, Jardim Eulina e Nova América.

“O enfoque das intervenções é na saúde da pessoa, no contato direto com o paciente. A gente se surpreende com a capacidade, o envolvimento e a energia dos alunos nesse projeto, que pode se transformar numa ação mais perene na área da saúde”, disse o médico Edison Bueno, coordenador da disciplina “Ações de Saúde Pública II”.

No total, foram 10 grupos com até 15 integrantes que fizeram as apresentações. A história de vida dos pacientes atendidos em cada CS ou UBS foi relada pelos alunos que, de forma quase unânime, concluíram que “pequenas intervenções podem trazer mudanças no atendimento do paciente”.

“A FCM valoriza a formação humanista dos alunos. Teremos uma inserção maior na rede pública de saúde de Campinas nos próximos anos”, revelou o diretor da FCM Ivan Felizardo Contrera Toro, que prestigiou a apresentação dos alunos.

Texto: Matheus Martinelli - ARPI-FCM/Unicamp

(Divulgação) 10 anos de BRAINN Congress: confira a cobertura fotográfica

BRAINN oferece bolsa Fapesp de Pós-Doutorado em Genética Molecular

Laboratório de Pesquisa Clínico-Qualitativa da FCM apresenta cinco trabalhos em Congresso Europeu de Psiquiatria