Ana Carolina Coan recebe o Prêmio John Stobo Prichard da ICNA, maior expoente mundial da neurologia infantil
Publicado por: Camila Delmondes
07 de janeiro de 2022

Compartilhar:

“Felicidade”. Assim definiu a docente do Departamento de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp sobre o sentimento de receber a notícia de que em 2022 será contemplada com uma das maiores honrarias do mundo, no campo da neurologia infantil: o Prêmio John Stobo Prichard, conferido pela International Child Neurology Association (ICNA).

“Fiquei muito feliz com essa indicação. Esse é um prêmio muito importante, de lifetime achivemment, que destaca o trabalho clínico e de pesquisa no campo da neurologia infantil, realizado por pesquisadores com menos de 45 anos”, disse Ana Carolina.

A premiação será entregue durante o 17º Congresso Internacional de Neurologia Infantil que será realizado pela ICNA de 03 a 07 de outubro, na Turquia. Na ocasião, Ana Carolina Coan será convidada para a conferência magna do prêmio, com o tema "O impacto das epilepsias no desenvolvimento e função do cérebro".

O chefe do Departamento de Neurologia da FCM, Li Li Min, destacou a relevância da premiação recebida por Ana Carolina, no contexto das atividades de pesquisa, ensino e assistência, no campo da neurologia infantil, realizadas na Unicamp.

“Essa premiação corrobora o alto nível dos professores e pesquisadores que compõe o nosso Departamento. Com destaque para as áreas de neurologia infantil e epilepsia, nosso grupo está entre os cientistas mais influentes do Brasil e do mundo”, disse Li.

Sobre Ana Carolina Coan

Professora assistente de Neurologia Infantil do Departamento de Neurologia da FCM e pesquisadora associada do Instituto Brasileiro de Neurociências e Neurotecnologia (Cepid Brainn), Ana Carolina Coan desenvolve suas pesquisas no Laboratório de Neuroimagem da FCM, com foco no uso de ressonâncias magnéticas estruturais e funcionais para a identificação de biomarcadores associados a fenótipos de epilepsias.

Suas pesquisas descrevem a rede de anormalidades cerebrais da substância cinzenta e branca em fenótipos distintos de epilepsias. Seus estudos prospectivos mostram que o dano cerebral difuso pode ser progressivo de acordo com a etiologia subjacente, e que essa progressão ocorre em casos farmacorresistentes, bem como naqueles com tempo prolongado de controle das crises. Também demonstra que o uso de neuroimagem multimodal pode melhorar a avaliação pré-cirúrgica não invasiva de indivíduos com epilepsias farmacoresistentes,  acelerarando e diminuindo os custos dessa avaliação.

Na atualidade, seu trabalho concentra-se na associação de fenótipos clínicos e anormalidades estruturais e funcionais do cérebro de diferentes síndromes epilépticas e seu impacto no desenvolvimento do cérebro.

Ana Carolina Coan também é vice-presidente da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil (SBNI), representante da área de neurologia infantil da Comissão de Educação da Academia Brasileira de Neurologia (ABN) e membro do Conselho Executivo da International Child Neurology Association (ICNA).



Notícias mais recentes



Jornal da Unicamp: Uberização deteriora saúde de motoboys

(Divulgação) Serviço de Cuidados Paliativos do HC participa de lançamento de e-book e leva pesquisa a congresso internacional

Laura Guzman, from Universidad de La Sabana, finishes internship at gynecology and obstetrics at Unicamp

(Divulgação) Conversación “Salud integral, vinculación universitaria para la atención médica” (26/06)

Pesquisadores do OCRC publicam artigo na revista eLIFE

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM