Apresentado plano de trabalho para o planejamento estratégico da Comissão de Pós-Graduação (2023-2026)
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
17 de fevereiro de 2023

Ocorreu nesta quinta-feira (16), na secretaria da Comissão de Pós-Graduação (CPG) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, reunião para apresentação do plano de trabalho para o planejamento estratégico da unidade (Planes CPG 2023-2026). Participaram Eneida Rached Campos, orientadora metodológica do Planes da FCM, Cláudia Morelli, coordenadora da CPG, e Bruno Pereira, assistente técnico de apoio à Pós-Graduação.

Conforme esclarece Eneida, o planejamento estratégico funciona com um “guarda-chuva”, que abriga todas as mudanças desejadas para a unidade no quadriênio. “O planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão”.

Claudia explica a importância do Planes para a CPG. “A Pós é uma das primeiras Comissões a implantar o planejamento estratégico, de acordo com determinação do diretor da FCM, Cláudio Coy. Estamos dando ciência à comunidade e incentivando que todos os núcleos formativos da CPG participem. No entanto, nesse momento, nosso foco são os programas de mestrado e doutorado”.

Bruno Pereira, Cláudia Morelli e Eneida Campos em reunião na CPG. Foto: Karen Menegheti/ARPI

“A Faculdade está nos oferecendo uma ferramenta muito importante para que a gente possa nos organizar, com gestão e metas, e, ao mesmo tempo, mostrar para instituições como a CAPES que temos essa condição. Estamos aproveitando a expertise da Eneida e a disposição da FCM para nos apoiar em relação a isso”, continua a coordenadora da CPG.

Eneida lembra que, para elaborar os Planes da FCM, são utilizados os chamados documentos norteadores: Plano Estratégico da Unicamp 2021-2025, Planejamento Estratégico FCM 2016-2020 - revisão 2020-2022, Programa de Gestão FCM 2022-2026 e Avaliação Institucional da FCM 2014-2018. “À medida em que os planejamentos são implantados nas coordenadorias, surgem documentos norteadores próprios. O conjunto de reflexões das pessoas sobre os documentos e outros desafios que elas enfrentam no seu cotidiano vão desenhar o futuro, e isso ajuda a gente a se organizar, com o compromisso de vencer os desafios e se aproximar do que se deseja”.

Claudia complementa que o Planes da CPG é um documento que herda e organiza o conhecimento existente, bem como fica aberto a novas ideias. “A partir do planejamento estratégico, os futuros coordenadores, da CPG e dos programas, terão uma orientação, que poderá ser adaptada à sua realidade. Estamos muito felizes em começar e espero que muitos programas façam a adesão, em consonância com a CPG e com a FCM”.

Por fim, a orientadora metodológica lembra que o Planes posteriormente passará por instâncias superiores, “para que possam ter ciência e o registro do que foi feito na CPG, pela importância que entendemos que tenha esse trabalho. O prazo depende de cada área, de acordo com suas especificidades, demandas e disponibilidade”.

Notícias mais recentes

Jornal da Unicamp: Uberização deteriora saúde de motoboys

(Divulgação) Serviço de Cuidados Paliativos do HC participa de lançamento de e-book e leva pesquisa a congresso internacional

Laura Guzman, from Universidad de La Sabana, finishes internship at gynecology and obstetrics at Unicamp

(Divulgação) Conversación “Salud integral, vinculación universitaria para la atención médica” (26/06)

Pesquisadores do OCRC publicam artigo na revista eLIFE

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM