Biblioteca da FCM lança plataforma “Feito por nós”, que reúne artigos científicos da área da Saúde
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
14 de abril de 2023

No contexto das comemorações dos 60 anos da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, a Biblioteca da FCM lança, no mês de abril, a plataforma “Feito por nós”. O objetivo é a divulgação, em um único lugar, de uma lista de todos os artigos científicos publicados pela comunidade acadêmica da FCM, e da área da saúde da Unicamp.

Rosana Evangelista-Poderoso, coordenadora de serviço da Biblioteca, conta como se deu a criação do site. “Criamos uma estratégia para realizar a pesquisa ativa nos bancos de dados para recuperar a literatura recente produzida por pesquisadores, docentes e estudantes da Faculdade e da área da Saúde da Unicamp”.

A busca abrange tudo que é publicado nos departamentos e laboratórios da FCM, além dos centros e hospitais da Unicamp. Depois, a listagem é divulgada na plataforma. Mensalmente os membros da comunidade receberão um link lembrando que as últimas publicações estão disponíveis.

“É uma iniciativa muito importante, que a Biblioteca da FCM tem orgulho em apoiar. Esperamos que seja um trabalho que dê mais visibilidade interna e externa sobre o que é produzido em nossa universidade. São trabalhos muito importantes”, afirma Rosana. Ela ressalta que o produto é conjunto do Serviço de Biblioteca com o Núcleo de Tecnologia da Informação e a Assessoria de Relações Públicas e Imprensa da FCM.

O diretor-associado da FCM e idealizador do projeto, Erich de Paula, explica que a plataforma “Feito por nós” é uma ferramenta cujo objetivo é primordialmente divulgar para nosso público, interno a produção científica realizada pelas pessoas que fazem a área da saúde da Unicamp.

“Esperamos que, através dela, conheçamos cada vez mais o que é feito aqui dentro, permitindo não apenas o reconhecimento destas contribuições pela comunidade interna, mas também ampliando as possibilidades de colaborações entre nós”, declara Erich.

Rosana lembra da importância de os autores atentarem para a afiliação da publicação, ou seja, a instituição à qual o autor está vinculado. “A afiliação deve sempre remeter à Unicamp e à Faculdade de Ciências Médicas, quando este for o caso”. Erich complementa que a forma de registro destas afiliações está padronizada tanto em português quanto em inglês.

O levantamento é realizado continuamente em distintas bases de dados pela equipe da Biblioteca. Já a Assessoria de Relações Públicas e Imprensa faz a divulgação à comunidade da FCM por meio de newsletter mensal. Caso a publicação recente não apareça na plataforma, o próprio pesquisador pode enviar diretamente para a Biblioteca pelo e-mail: atendbib@unicamp.br.

Notícias mais recentes

School of Medical Sciences authorities receives team from University of Birmingham

TBT: Ativação do espaço Jardim dos Saberes Ancestrais

Uliana Lodygina and Laura Rodrigues da Silva, from Germany, tell about internship experience at SMS Unicamp

Seminários em Hematologia e Hemoterapia: LMA Idoso

ProDDocS - Preceptores + Médicos PAEPE - 2ª edição

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM