Brainn celebra 10 anos em congresso internacional sobre neurociência e neurotecnologia
Publicado por: Camila Delmondes
24 de abril de 2024

Compartilhar:

O chefe do Departamento de Neurologia da FCM e pesquisador principal do Brainn, Fernando Cendes/Foto: Mario Moreira-CAAC

Aconteceu na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, no início de abril, a 10ª edição do Congresso Brainn, evento organizado pelo Brazilian Research Institute for Neuroscience and Neurotechnology (Brainn) – um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O evento reuniu pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação, do Brasil e do exterior, com o objetivo de promover a comunicação e a colaboração científica no desenvolvimento de pesquisas de alta qualidade.

Os 10 anos de atividades do Brainn foram o tema central da mesa de abertura do evento, ocasião em que o médico neurologista, Fernando Cendes, explicou o foco do projeto, de desenvolvimento de pesquisas básicas sobre neurociência e tecnologias auxiliares no diagnóstico, prognóstico e tratamento de doenças neurológicas, incluindo a epilepsia e o acidente vascular cerebral. Em sua fala de boas-vindas e comemoração ao aniversário de 10 anos de atividade, o pesquisador principal do Brainn enalteceu o trabalho de colaboração em pesquisa.

Mesa da abertura do 10º Congresso Brainn/Fotos: Mario Moreira - CAAC

“Em ciência nada começa do zero. Não existe geração espontânea. O que propiciou a existência do Brainn foi a realização [há 10 anos] de um projeto colaborativo entre instituições do estado de São Paulo, também financiado pela Fapesp, chamado Cinapce. Foi a partir desse projeto que o espírito de colaboração em pesquisa foi fortalecido no Brainn, já no seu início. Essa característica permitiu maior abrangência em termos de métodos, permutas e resultados. Hoje, esse é o modus operandi. É impossível fazer ciência de ponta isoladamente. A neurociência tornou-se um ramo da pesquisa multidisciplinar”, disse Cendes.

O pesquisador destacou, desde o início do Brainn, a atuação de 24 pesquisadores principais, e 82 pesquisadores associados, juntamente a 95 alunos de mestrado, 150 alunos de doutorado, 102 pós-doutorandos e 200 alunos de graduação. “Temos mais de 900 artigos publicados, além de diversas patentes, softwares, livros e capítulos de livros. Tendo desenvolvido, também, fortes e frutíferas colaborações internacionais”, afirmou.

Ambas as pesquisadoras do Brainn, Gabriela Castellano (IFGW) e Clarissa Lin Yasuda (FCM), corroboraram a fala de Fernando Cendes sobre colaboração científica. “Tem sido um projeto extraordinário, que permitiu colaborações com muitas pessoas dentro e fora da universidade. Espero que, de alguma forma, seja dada continuidade ao Brainn porque hoje somos uma referência no estado de SP em neurociência e neurotecnologia”, disse Gabriela. “Que toda essa integração e multidisciplinaridade seja um grande incentivo aos nossos alunos de graduação e pós-graduação. Que possamos aumentar nosso networking e assim continuar a desenvolver a neurociência no estado de SP e no restante do País”, disse Clarissa.

O diretor da FCM, Claudio Saddy Rodrigues Coy, disse que o Brainn é um caso de sucesso. Na ocasião da sua fala, ele destacou a produtividade acadêmica do projeto e a sua capacidade de congregar diversas outras áreas da Unicamp e de outras instituições. “É uma honra fazer parte de um projeto tão exitoso. O Congresso Brainn é um reflexo desse trabalho”, disse.

Em sua fala o pró-reitor de Pesquisa da Unicamp, João Marcos Travassos Romano, disse que, ao completar 10 anos, o Brainn atingiu o seu grau de maturidade e que agora está pronto para prosseguir. “Essa é a ideia da Fapesp para os seus centros de Pesquisa, Inovação e Difusão. Precisamos, agora, [enquanto instituição] encontrar a melhor solução e fazer todo esforço para que a institucionalização do Brainn seja a mais adequada e eficiente”, comentou.

Durante os três dias de evento, o Congresso contou com diversas palestras nas áreas de Neurologia, Física, Biologia Engenharia Elétrica, Psicologia, Informática e Educação Física, e palestrantes convidados oriundos de instituições como o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, a Universidade Federal do ABC, a Universidade Federal de São Paulo, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, o University of Erlanger (Alemanha) e o University College (Reino Unido). O evento também contou com sessões orais e apresentação de pôsteres. Ao todo, cerca de 200 pessoas participaram do evento na Unicamp.

Fotos: Mario Moreira - CAAC
Fotos: Mario Moreira - CAAC
Em destaque na imagem, o professor do Centro Médico da Universidade de Leiden (Holanda), Matthias Van Osch/Foto: Mario Moreira - CAAC

 



Notícias mais recentes



HC: Podcast Ressonância de maio sobre problemas de coluna

Deputado estadual Eduardo Suplicy visita CIATox, da FCM, para conhecer pesquisas sobre análise de cannabis medicinal

(Divulgação) XXIX Curso de Inverno em Farmacologia FMRP-USP - inscrições até 08/05

Edital Interno de Seleção para Banco de Médicos Tutores no Âmbito do Projeto Mais Médicos para o Brasil

HC, FEnf e ProEC lançam o projeto Meses Coloridos para prevenção de doenças

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM