CancerThera promove evento sobre abordagens teranósticas com isótopos radioativos – Ulrich Abram, da Freie Universität Berlin, é o palestrante convidado
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
14 de novembro de 2023

Texto: Imprensa CEPID CancerThera

Procedimentos terapêuticos e diagnósticos (teranósticos) têm se tornado cada vez mais interligados nos últimos anos como componentes de uma medicina personalizada. Para tratar de diferentes abordagens teranósticas, o CEPID CancerThera receberá o professor doutor Ulrich Abram, do Instituto de Química e Bioquímica da Freie Universität Berlin, que ministrará a palestra Theragnostic approaches with radioactive isotopes – The future of Nuclear Medicine? (em português, “Abordagens teranósticas com isótopos radioativos – O futuro da Medicina Nuclear?”).

O evento acontecerá no dia 24/11, às 10h, no anfiteatro da Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. A participação é gratuita e aberta à comunidade universitária. Não há inscrições prévias. A participação está sujeita à lotação máxima (44 lugares).

A teranóstica na medicina nuclear

Na medicina nuclear, a teranóstica é frequentemente restrita ao uso de “pares combinados” de isótopos metálicos radioativos para a marcação do mesmo sistema ligante, o que permite uma avaliação do sucesso terapêutico em tempo real. O uso dos benefícios de várias modalidades diagnósticas (SPECT, PET, RM, elastografia etc.) em combinação com diferentes métodos terapêuticos (radiação interna ou externa, quimioterapia) pode ampliar o escopo das abordagens teranósticas.

Ao longo da palestra, além de exemplos de suas pesquisas mais recentes, Ulrich Abram tratará de oportunidades e desvantagens da abordagem teranóstica com isótopos radioativos, discutindo os problemas decorrentes do uso de diferentes metais com propriedades químicas variadas, como raios iônicos, potenciais redox ou comportamentos de coordenação.

A palestra é uma promoção do Programa de Pós-Graduação em Oncologia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp – CEPID CancerThera.

Quando: 24/11, às 10h.
Onde: anfiteatro da Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Rua Tessália Vieira de Camargo, n. 126, FCM-06 – "Cidade Universitária Zeferino Vaz" – Campinas / SP, Brasil.
Inscrições: a participação é gratuita e limitada à lotação do espaço (44 lugares); não há inscrição prévia.
Idioma: o palestrante falará exclusivamente em inglês. Não haverá interpretação simultânea.

Acesse o site do CancerThera para mais informações ou entre em contato pelo email imprensa@cancerthera.org.br. Estamos presentes também nas principais redes sociais como @cepidcancerthera.

Notícias mais recentes

(Divulgação) 10 anos de BRAINN Congress: confira a cobertura fotográfica

BRAINN oferece bolsa Fapesp de Pós-Doutorado em Genética Molecular

Laboratório de Pesquisa Clínico-Qualitativa da FCM apresenta cinco trabalhos em Congresso Europeu de Psiquiatria

Dia da Avaliação do curso de medicina: Participação dos docentes, preceptores e médicos assistentes

(Divulgação) Pitch Open Innovation na Saúde é realizado no CPDI Ibrachina/Ibrawork

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM