Cepid-OCRC inaugura equipamento para pesquisas moleculares em animais na Unicamp
Publicado por: Camila Delmondes
07 de outubro de 2015

Na próxima segunda-feira (4), às 10 horas, no prédio do Centro de Pesquisa Clínica (CPC) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, acontece e inauguração do Laboratório de Imagens Pré-Clínicas do Centro Multidisciplinar de Pesquisa em Obesidade e Doenças Associadas – um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP. O laboratório abrigará um equipamento de PET/SPECT/CT Albira, avaliado em um milhão de dólares, e adquirido com recursos financeiros da FAPESP. O equipamento realiza imagens moleculares em 3D de pequenos animais e permitirá a realização de pesquisas nas áreas de oncologia, cardiologia, ortopedia, neurologia, estudos do metabolismo e novos fármacos.

Uma das características do equipamento é que ele faz imagens funcionais, metabólicas e anatômicas, simultaneamente, unindo os recursos da tomografia computadorizada e da medicina nuclear. No Brasil, existem apenas cinco ou seis equipamentos instalados para pesquisas em animais, mas não exatamente com a configuração e recursos de softwares adquiridos pelo CEPID-OCRC.

“A mesma tomografia computadorizada que se faz em humanos nós vamos fazer em animais, porém com uma resolução muito maior. Outra vantagem é que vamos analisar o metabolismo do animal in vivo”, explica o médico da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) Celso Dario Ramos, responsável pelo serviço do Laboratório de Imagens Pré-Clínicas.

Os radiofármacos utilizados nas pesquisas serão produzidos pelo Instituto de Pesquisa em Energética e Nuclear (IPEN). Uma das primeiras pesquisas a ser desenvolvida no laboratório será um estudo conduzido pelo pesquisador da FCM e responsável pelo CEPID-OCRC Lício Velloso. A pesquisa consiste em analisar a relação entre gordura marrom e o desenvolvimento da obesidade.

HC: Podcast Ressonância de maio sobre problemas de coluna

Deputado estadual Eduardo Suplicy visita CIATox, da FCM, para conhecer pesquisas sobre análise de cannabis medicinal

(Divulgação) XXIX Curso de Inverno em Farmacologia FMRP-USP - inscrições até 08/05

Edital Interno de Seleção para Banco de Médicos Tutores no Âmbito do Projeto Mais Médicos para o Brasil