Christiane Couto é homenageada pela gestão do curso de Fonoaudiologia, no quadriênio 2018-2022
Publicado por: Camila Delmondes
28 de setembro de 2022

Na manhã da última sexta-feira (23), no prédio do Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação “Prof. Dr. Gabriel de Oliveira da Silva Porto” (CEPRE), ocorreu reunião da Comissão de Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. Na ocasião, a professora Maria Francisca Colella dos Santos, que assumiu em agosto a gestão da Comissão, prestou homenagem, juntamente com colegas, à professora Christiane Marques do Couto e à Comissão de Ensino pela atuação na gestão de 2018 a 2022.

“Na gestão do professor Zeferino fui testemunha do empenho da Chris na graduação e durante a pandemia, se voltava ou não às aulas, quais eram as condições, as demandas da Fonoaudiologia; sempre com muito rigor. O coração da Faculdade é a graduação, por isso a Comissão é muito estratégica. Agradeço à Chris por toda dedicação, em nome da FCM. Sou testemunha do quanto você trabalhou”, afirmou o diretor da FCM, Claudio Coy.

Reunião da Comissão de Graduação no CEPRE. Foto: Mercedes Santos/ARPI.

Maria Francisca Colella também agradeceu e parabenizou a gestão anterior. “A gente reconhece a sua atuação dedicada e competente no curso de Fonoaudiologia. Quero destacar também o seu bom senso, determinação, objetividade e rigor às normas institucionais utilizados na condução do curso ao longo dos últimos anos, especialmente durante a pandemia, em que você transmitia tranquilidade nas decisões. Outro destaque importante foi a condução junto com o Núcleo Docente Estruturante (NDE) de nossa reforma curricular, que foi aprovada em março de 2022.

A aluna Audria Almeida rendeu suas homenagens à professora em nome dos discentes. “Tenho afeto e admiração muito grande pela professora Chris desde o primeiro ano de graduação. Em nome de todos os alunos entregamos essa lembrança, que mostra o quanto você foi importante nesse contexto pandêmico que a gente tem vivido. Na gestão da coordenação você trouxe tranquilidade, clareza e simplicidade para administrar todos os desafios. Todas as turmas têm um carinho enorme pela professora”, disse a aluna, entregando caixa com recados carinhosos deixados pelos colegas.

Christiane Couto recebe homenagem em nome dos aluno. Foto: Mercedes Santos/ARPI

Christiane recebeu com gratidão as falas dos colegas. “Agradeço esse olhar voltado para mim. Hoje é uma despedida simbólica de uma gestão que foi muito intensa. Muitas coisas conseguiram ser realizadas de acordo com a política universitária, com ajuda do trabalho dos discentes, docentes e funcionários em prol do curso de Fonoaudiologia”, disse.

A professora destacou dois pontos no período: a inclusão do aluno Pedro Henrique Silva Carvalho, com deficiência visual; e a pandemia. “Todos acolheram, de fato, esse aluno. A adoção de práticas pedagógicas conseguiriam qualificar permanência e formação adequada para seu exercício profissional. Em 2019, no período de integralização do curso, ele foi o segundo melhor aluno da turma”, recordou.

A docente acrescentou: “A pandemia causou impacto profundo na área da saúde. Tivemos que trabalhar com adequação de conteúdos, adaptação de metodologias, reflexões sobre o atendimento e a volta da prática presencial. Isso tomou muito tempo e energia de todos”. Por fim, Christiane agradeceu as Comissões de Ensino (representação discente e docente). “Eu amo o ensino e trabalhar para que ele seja qualificado em nosso país faz com que cada momento desses esforços tenha valido”, declarou. Em seguida, saudou Maria Francisca pela gestão da Comissão.

Participantes após homenagem. Foto: Mercedes Santos/ARPI

(Divulgação) HC realiza mutirão de cirurgia de estrabismo

(Divulgação) Infectious Diseases and Public Health Field School Program - Universidad Peruana Cayetano Heredia (inscrição até 24/06)

VIII Encontro da Triagem Neonatal