CIATox de Campinas emite alerta sobre abuso de novas substâncias psicoativas contendo fentanil na Região Metropolitana de Campinas
Publicado por: Camila Delmondes
22 de março de 2023

Considerando o alerta publicado pelo Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Campinas (CIATox) em 06/07/2016, que informava a presença de selos de “LSD” contendo fentanil, e a matéria recém divulgada pela rede Globo de televisão, no último domingo (19), referente à apreensão de fentanil junto a traficantes feita pela Polícia Civil do Espírito Santo, a equipe do CIATox de Campinas alerta sobre a presença de fentanil em casos de intoxicação por drogas de abuso atendidos em unidades de emergência referenciada da Região Metropolitana de Campinas (RMC) durante o ano de 2023.

Análises toxicológicas realizadas pelo Laboratório da Análises Toxicológicas (LTA) do CIATox de Campinas confirmaram a presença de fentanil em casos de uso abusivo de diferentes substâncias psicoativas (SPA) como “K2”, “LSD” e “cocaína” e em um caso da aplicação de possível golpe “Boa noite Cinderela”.

Assim, diante da presença de fentanil em diferentes SPA confirmada por exames toxicológicos, o CIATox de Campinas alerta o SAMU e os Serviços de Emergência para o monitoramento da presença de manifestações clínicas sugestivas de intoxicação por opioides, como miose, depressão respiratória e neurológica relacionada ao uso abusivo de fentanil presente em diferentes tipos de SPA.

Nos pacientes que evoluem com síndrome opioide, particularmente depressão respiratória, está indicado o uso do antídoto naloxona. Maiores detalhes sobre as indicações e uso da naloxona nas intoxicações opioides podem ser obtidos no material produzido pelo CIATox de Campinas, disponível neste link.

Por fim, CIATox sugere em todos os casos de pacientes com suspeita de abuso de SPA, as amostras biológicas sejam coletadas, se possível, antes dos procedimentos e de uso de medicações, e enviadas para exame toxicológico no LTA do CIATox de Campinas, após contato telefônico inicial com o plantão do CIATox.

Acesse aqui a íntegra do documento.

Notícias mais recentes

Diama Vale, da FCM, é eleita para o Comitê Diretor da Comunidade Internacional de Rastreamento de Câncer

FCM | Boas Notícias

Brainn celebra 10 anos em congresso internacional sobre neurociência e neurotecnologia

Museu de Artes Visuais expõe obras de seu acervo em Ribeirão Preto

(Divulgação) Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE) abre inscrições para congresso

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM