CIATox recebe peritos criminais da Polícia Civil do Piauí para realização de exames em material biológico
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
13 de fevereiro de 2023

Na última semana, o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Campinas (CIATox) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp recebeu três peritos criminais da Polícia Civil do Piauí. Os profissionais vieram realizar exames toxicológicos em material biológico de um caso que estão investigando.

Acompanharam a visita, pelo CIATox, o farmacêutico Rafael Lanaro (FCM) e as pesquisadoras Aline Martins, Kelly Cunha e Bruna Damasceno (convênio MJSP nº 929812/2022). Pelo Departamento de Polícia Técnico-Científica da Secretaria Estadual da Segurança Pública do Piauí vieram os farmacêuticos José Alves Terceiro Neto e Fernanda Assunção, e o químico Lauretino Batista Caland.

José Luiz da Costa, do CIATox, acompanhado de Fernanda Assunção, José Alves Terceiro Neto e Lauretino Batista Caland, da Polícia Civil do Piauí. Foto: Divulgação/CIATox

Segundo o coordenador-executivo do CIATox, José Luiz da Costa, as análises toxicológicas foram realizadas durante toda a semana, utilizando diferentes técnicas analíticas e métodos desenvolvidos no Centro. “Além de realizarem conosco os exames, os peritos ainda puderam entrar em contato com procedimentos adotados no CIATox para exames toxicológicos, e poderão replicar a experiência em laboratório no Piauí”.

José Luiz explica que, após o término das análises feitas entre os grupos do CIATox e da Polícia Civil do Piauí, foi feita reunião onde todos os resultados foram discutidos e revisados pela equipe do Centro e pelos peritos criminais. Os profissionais do Piauí, então, levaram todos dos resultados e dados brutos, para que possam redigir o respectivo laudo pericial criminal.

“Essa interação entre o CIATox e peritos criminais oficiais do Brasil, com apoio para realização de análises toxicológicas especiais, é um dos objetivos do convênio firmado entre o CIATox e o Ministério da Justiça e Segurança Pública no ano passado, conhecido como Projeto BACO”, lembra o coordenador-executivo.

Foto: Divulgação/CIATox