Ciped e APAEs lançam software que avalia saúde e qualidade de vida dos usuários
Publicado por: Camila Delmondes
07 de outubro de 2015

Com o objetivo de promover mais a saúde e a qualidade de vida de todas as pessoas com deficiência intelectual e múltipla, a Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAES-SP), em parceria com o Centro de Investigação em Pediatria (Ciped) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp lançam, no dia 8 de maio, às 9 horas, no Salão Nobre da faculdade, o Projeto APAE Qualidade de Vida e Saúde.

Durante o evento será apresentado um programa de software desenvolvido em parceria entre o Ciped e Colegiado de Esporte e Cultura da FEAPAES.SP  que oferece de forma simples e eficaz a avaliação física dos usuários das APAES. No software, o educador poderá avaliar e cadastrar informações sobre a pressão arterial, o índice de massa corporal (IMC), a circunferência do pescoço e do abdômen, os medicamentos que utiliza e as condições de deficiência do usuário. O software também permitirá avaliar a prevalência de sobrepeso e obesidade, índice de desnutrição, estado do crescimento e desenvolvimento e incidência de risco cardiovascular.

O projeto teve início no segundo semestre de 2013 por um grupo de estudo e uma equipe de médicos e educadores físicos do Ciped da Unicamp, baseando-se em estudos científicos de impacto no cenário internacional. O desenvolvimento do software foi conduzido pelo educador físico Fábio Bertapelli, aluno de doutorado do programa de pós-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da FCM. A orientação foi do professor do Departamento de Pediatria da FCM, Gil Guerra Júnior. “O projeto piloto já foi testado e houve ajustes no software, de modo a garantir sua eficiência”, explicou Fábio.

De acordo com Roberto Antonio Soares, coordenador de Educação Física, Desporto e Lazer da Federação das APAES do Estado de São Paulo, no dia 8 de maio, a ideia é apresentar o manual técnico, a ficha de avaliação e capacitar os profissionais da APAE nos módulos de realização de medidas, inserção e cálculo dos dados. "A expectativa é que todas as APAES do Estado de São Paulo tenham profissionais capacitados para utilização das ferramentas que proporcionarão um nível de excelência nos atendimentos”, explicou Roberto.

Notícias mais recentes

(Divulgação) 10 anos de BRAINN Congress: confira a cobertura fotográfica

BRAINN oferece bolsa Fapesp de Pós-Doutorado em Genética Molecular

Laboratório de Pesquisa Clínico-Qualitativa da FCM apresenta cinco trabalhos em Congresso Europeu de Psiquiatria

Dia da Avaliação do curso de medicina: Participação dos docentes, preceptores e médicos assistentes

(Divulgação) Pitch Open Innovation na Saúde é realizado no CPDI Ibrachina/Ibrawork

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM