CIPOI da FCM realiza VIII Encontro da Triagem Neonatal no Centro de Convenções da Unicamp
Publicado por: Camila Delmondes
17 de junho de 2024

Compartilhar:

Participantes do VIII Encontro da Triagem Neonatal, evento organizado pela equipe do SRTN do CIPOI da FCM/Foto: Divulgação

O Serviço de Referência em Triagem Neonatal (SRTN) do Centro Integrado de Pesquisas Oncohematológicas na Infância (CIPOI) da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp realizou no dia 3 de junho, o VIII Encontro da Triagem Neonatal, reunindo profissionais que atuam nesse segmento da Saúde, dentro e fora da Universidade.

Na abertura do evento, a coordenadora do CIPOI, Vitória Régia Pereira Pinheiro, destacou a importância da capacitação dos profissionais da saúde para a realização adequada do Teste do Pezinho, tendo como referência os indicadores do Relatório Anual de Dados do Programa Nacional da Triagem Neonatal do Ministério da Saúde, referente ao ano de 2023.

A médica do Instituto Jô Clemente (IJC), Márcia Maria Costa Giacon Giusti, falou sobre o impacto do Teste do Pezinho nas doenças triadas, fazendo uma reflexão sobre conquistas e desafios para a detecção precoce dessas patologias no recém-nascido (RN), bem como sobre a introdução do tratamento específico para evitar sequelas. Além de destacar algumas patologias como a doença falciforme, fibrose cística e fenilcetonúria, também ressaltou a importância da orientação genética para as famílias e o impacto da capacitação dos profissionais de saúde para o conhecimento das doenças na triagem neonatal.

Em sua apresentação intitulada “Experiência da Triagem Neonatal Ampliada como um Desafio Atual”, a farmacêutica do IJC, Giselle Yuri Hayashi, abordou os desafios na implantação das técnicas laboratoriais na Triagem Neonatal Ampliada no município de São Paulo, como o investimento em infraestrutura e a necessidade de capacitação da equipe até a confirmação diagnóstica. Ainda, destacou as conquistas do IJC com a implantação do Laboratório de Biologia Molecular, inaugurado em Janeiro de 2023, e a realização do estudo piloto conjunto entre o IJC e os SRTNs da Unicamp e Ribeirão Preto sobre Atrofia Muscular Espinhal (AME) no estado de São Paulo.

A enfermeira do CIPOI, Shirley Nunes dos Santos, apresentou a proposta da descentralização da orientação genética das hemoglobinopatias triadas para os enfermeiros  das Diretorias Regionais de Saúde: VI Bauru, IX Marília, XI Presidente Prudente, XIV São João da Boa Vista e VII Campinas. 

Em conjunto, as profissionais do CIPOI Sandra Cristina Veiga de Oliveira Santos (Enfermeira), Keila Hayashi Nakamura (Médica), Carmen Sílvia Gabetta (Bióloga) e Ana Paula Milan Geraldo (Biologista) realizaram duas atividades interativas com o público, com a discussão de Casos Clínicos envolvendo as dificuldades do dia a dia referente ao período ideal da coleta no RN internado. Nessas ocasiões, foi destacado a importância da coleta do Teste do Pezinho e suas implicações práticas para evitar sequelas físicas e neurológicas e o óbito do recém-nascido.



Notícias mais recentes



(Divulgação) Agência Mexicana de Cooperação Internacional e Desenvolvimento: bolsas de estudo em especialidades médicas - até 23/08

Treinamento: Gerenciamento de resíduos 2024 (turma 2)


Treinamento: Gerenciamento de resíduos 2024 (turma 1)


Conclusão do Planejamento Estratégico: Programa de Pós-graduação em Hemoterapia e Hematologia


Exposição: Homenagem ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, por Elvis da Silva


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM