Classificada em 6° lugar na XLVI Pré-Intermed, Atlética de Medicina já inicia preparativos para a disputa em 2023
Publicado por: Camila Delmondes
21 de abril de 2022

Bateria universitária “Batucogu”.

Correspondente AAAAL: Carlos Dibbern

Na última semana, mais de duzentos atletas, torcedores e ritmistas do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp estiveram reunidos na XLVI Pré-Intermed. A competição esportiva, organizada pela Liga Esportiva das Atléticas de Medicina do Estado de São Paulo (LEAMESP) com o objetivo de pleitear uma vaga na Intermed, teve sua quadragésima sexta edição sediada em São Carlos. Toda a logística do evento, por parte dos alunos da Unicamp, foi organizada pela Associação Atlética Acadêmica “Adolfo Lutz” (AAAAL), através de sua Diretoria, Conselho e diretores de modalidade (DMs).

Classificada na sexta posição da pré-seletiva, foi por muito pouco que a Atlética de Medicina da Unicamp não conseguiu ascender à edição 2022 da Intermed. Mas, o resultado não diminuiu a garra e a vontade da equipe de subir para a competição no próximo ano. O fato de chegarmos tão perto, mostra que somos capazes. Não podemos desistir. Treinaremos mais e ficaremos mais fortes para o ano seguinte. Continuaremos com a dedicação necessária para reconquistar nosso lugar de direito. A Pré 2023 já começou”, disse o presidente da AAAAL, Pedro Junqueira Fleury Silva, aluno da 58ª Turma de Medicina, atualmente cursando o 3º ano.

O presidente da AAAAL ainda teceu agradecimentos aos sextoanistas do curso médico. “Aos atletas, ex-diretores e membros do Conselho da T55. Nossos resultados só existiram por conta de vocês.  Mesmo fora de quadra, temos a certeza de que vocês estarão sempre presentes”, destacou.

Dentre os times e modalidades esportivas da AAAAL que se destacaram no Pré-Intermed, o atletismo feminino conquistou o primeiro lugar dentre todas as outras faculdades, recebendo troféu e várias medalhas às atletas que se destacaram em suas respectivas modalidades dentro do esporte. Por sua vez, o xadrez, o basquetebol, o handebol e o futsal femininos (este último conhecido como “Rachão”), chegaram à final, obtendo a medalha de prata. Ademais, o handebol masculino ocupou o quarto lugar, o judô masculino o quinto lugar, e o basquetebol e voleibol masculinos, a sexta colocação.

Classificação final: ao todo, 11 faculdades participaram da XLVI Pré-Intermed. A universidade de Santo Amaro foi a grande campeã.

XLVI Pré-Intermed: anamnese

Os oito dias da XLVI Pré-Intermed foram embalados pelos gritos da torcida composta por alunos e ex-alunos da “Medicina Unicamp” e pelo som da bateria universitária “Batucogu”, presente em quase todos os jogos coletivos. Na ocasião, os atletas da Atlética de Medicina tiveram a oportunidade de colocar em prática a dedicação reunida no decorrer dos treinos semanais que ocorreram nos últimos meses.

No decorrer do evento, o descanso, para os atletas, cabia à “casa do atleta”, que lhes oferecia as condições para que estivessem bem preparados para os jogos. Para quem não fosse competir, o espaço de descanso, integração e lazer era o alojamento, do qual os torcedores partiam, na maioria dos dias, logo pela manhã, e ao qual retornavam efetivamente só à noite, após um longo dia de torcida.

Cada time também teve a oportunidade, em seus últimos jogos, de homenagear os sextoanistas, que ao longo da graduação, se dedicaram aos seus respectivos esportes e contribuíram para manter o engajamento dos times nos treinos e competições. Tais cerimônias, conhecidas como “entrega das faixas”, ocorreram, na maior parte das vezes, dentro do próprio espaço de execução dos jogos.

O cotidiano da competição, além de permitir o contato de alunos com ex-alunos e de garantir o incentivo ao esporte universitário, viabilizou o contato entre os estudantes de 11 instituições de ensino médico do estado de São Paulo. Seja nas feiras no entorno dos ginásios, seja no trabalho das comissões organizadoras – que objetivam garantir a plena execução dos jogos e são compostas por membros das várias instituições participantes – a integração com as outras atléticas alimentou o espírito esportivo da competição.

Acima, atletas e ex-atletas do Atletismo Feminino, campeão da Pré-Intermed.Abaixo, atletas, ex-atletas e técnico do Handebol Feminino na semifinal da competição
Acima, atletas, ex-atletas e técnico do Futsal Feminino (“Rachão”) após seu último jogo (16 de abril). Abaixo, atletas, ex-atletas e técnico do Basquetebol Feminino após o último jogo, na final da competição.
Enxadristas da faculdade e suas medalhas de prata

Notícias mais recentes

(Divulgação) 10 anos de BRAINN Congress: confira a cobertura fotográfica

BRAINN oferece bolsa Fapesp de Pós-Doutorado em Genética Molecular

Laboratório de Pesquisa Clínico-Qualitativa da FCM apresenta cinco trabalhos em Congresso Europeu de Psiquiatria

Dia da Avaliação do curso de medicina: Participação dos docentes, preceptores e médicos assistentes

(Divulgação) Pitch Open Innovation na Saúde é realizado no CPDI Ibrachina/Ibrawork

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM