Comissão de recepção de alunos indígenas da FCM convida para evento com Ailton Krenak
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
02 de março de 2023

Texto de Giovana Pacheco (turma 58) e Branda Oliveira (turma 56), da Comissão de recepção e permanência de alunos indígenas da FCM/Unicamp

A Unicamp, por meio do Observatório de Direitos Humanos da Unicamp (ODH), criou o evento “Trilha da Sustentabilidade”, cujo lançamento acontecerá dia 10/03, às 10h, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e contará com o convidado especial Ailton Krenak, liderança indígena, escritor, ativista, ambientalista, filósofo, doutor honoris causa pela Universidade Federal de Juiz de Fora, comendador da Ordem de Mérito Cultural da Presidência da República e organizador da Aliança dos Povos da Floresta.

Em “Ideias para adiar o fim do mundo”, livro de Krenak publicado em 2019, há o seguinte fragmento: “(...) fomos nos alienando desse organismo de que somos parte, a Terra, e passamos a pensar que ele é uma coisa e nós, outra: a Terra e a humanidade. Eu não percebo onde tem alguma coisa que não seja natureza. Tudo é natureza”. Essa citação é um belo começo para se rever os conceitos de Sustentabilidade, a qual não se trataria apenas da proteção do meio ambiente, sua fauna e flora, mas também da sobrevivência do ser humano. Trata-se de passar a perceber que tudo que se faz tem consequências para este lugar e, consequentemente, para a humanidade. Em outras palavras, o destino humano é intrínseco ao desta terra.

Com isso, a Comissão de recepção e permanência de alunos indígenas da FCM convida toda a comunidade para participar do evento. Durante a Trilha, serão trazidas reflexões sobre: o que é Sustentabilidade, emergência climática, consumo sustentável, educação ambiental, resíduos, soberania alimentar, segurança energética e mobilidade sustentável. Cabe a reflexão sobre a importância desses temas no que concerne ao cuidado, à educação em saúde e formação médica nas suas dimensões individuais e coletivas.

Concomitante a este evento, a Comissão fará uma recepção para os alunos indígenas do vestibular de 2023 nos cursos de medicina, enfermagem e fonoaudiologia. O Vestibular Indígena na Unicamp ocorre desde 2018 e desde 2022 no curso de Medicina. Até o momento, dois alunos indígenas ingressaram em 2022 e receberemos outros dois ingressantes em 2023.

A Comissão espera a presença de vocês neste evento histórico!

Notícias mais recentes

Professor Nelson Caserta é titulado membro honorário da Sociedade Portuguesa de Radiologia

(Treinamento presencial) Cite while you write - EndNote Web - Módulo 2

Apresentação da peça teatral "Coro dos já finados"

LABIME oferece bolsa Fapesp de pós-doutorado em metabolismo e bioenergética

Diretora do Yale Program for Recovery and Community Health visita a FCM de 3 a 7 de junho

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM