Congresso Médico Acadêmico da Unicamp preconiza caráter multiprofissional por mais um ano
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
10 de outubro de 2023

Compartilhar:

Vídeo: Marcelo Oliveira/ARPI

De 29 de setembro a 1 de outubro, ocorreu na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) o XXXII Congresso Médico Acadêmico da Unicamp (CoMAU). O evento é promovido pelo Diretório Científico (DC) Adolfo Lutz, que agrupa os cursos de Enfermagem, Fonoaudiologia e Medicina da Unicamp. No dia de abertura dos trabalhos, ocorrida no auditório da FCM, houve mesa solene, palestras e apresentação do Quinteto de Sopros da Orquestra Sinfônica da Unicamp. 

Mesa de abertura

João Vitor Facco, presidente do CoMAU e vice-presidente do DC, cumprimentou os estudantes. “Para a gente da comissão organizadora é uma honra receber aqui os alunos na área da saúde da Unicamp e de outras faculdades paulistas. Me deixa muito feliz estarem nessa mesa a coordenadora do curso de Fonoaudiologia e a diretora da Faculdade de Enfermagem, pensando no cuidado com os nossos pacientes. Independentemente da qualidade da equipe médica, sem um grupo multiprofissional em saúde capaz de um cuidado integral, a gente não vai ter resultado”. Por fim, João agradeceu a diretoria e funcionários da FCM pelo apoio nos trabalhos.

Victória Moreno, presidente do DC, também destacou a presença dos congressistas. “Eu gostaria de reforçar a importância de nós, enquanto alunos, termos vontade de participar de um evento como o CoMAU, sendo parte fundamental desse grande centro produtor de ciência que é a Unicamp. Agradeço todos os professores, coordenadores de módulo e diretores de workshop. Muito obrigada pelo carinho e cuidado que vocês tiveram ao atender nossos desejos na construção desse evento. Por fim, faço um agradecimento especial a todo time CoMAU. Esse ano o trabalho de vocês foi surpreendentemente incrível”.  

Mesa solene: João Vitor Facco, Maria Francisca Colella-Santos, Agrício Crespo, Elaine Ataide, Cláudio Coy, Roberta Rodrigues, João Renato Bennini Junior, Fábio Menezes e Victória Moreno. Foto: Marcelo Oliveira/ARPI

“É uma oportunidade importante dentro da nossa casa poder ter essa experiência. Foi muito gratificante ouvir o João Vitor comentando sobre a importância do cuidado integral realizado pela equipe multidisciplinar”, declarou Maria Francisca Colella-Santos, coordenadora do curso de graduação em Fonoaudiologia. Ela também incentivou os estudantes que participassem das atividades.

Para Fábio Menezes, coordenador do curso de graduação em Medicina, a participação em encontros como o CoMAU é essencial. “O congresso é um momento muito importante na vida dos médicos. Mesmo que não estejam envolvidos na academia, é aqui que eles se atualizam, estabelecem seus relacionamentos profissionais, conhecem colegas da mesma especialidade e discutem as possibilidades de progressão da profissão”.   

“Esse evento tem se mostrado particularmente importante na divulgação dos resultados da produção bibliográfica de estudantes de graduação, pós-graduação, pesquisadores e profissionais. A qualidade dessa produção, além de fomentar o desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão, também movimenta a translação do conhecimento para assistência em saúde em âmbito municipal e regional”, afirmou Roberta Rodrigues, diretora da Faculdade de Enfermagem (FEnf) da Unicamp.

Professor Gastão Campos, do Departamento de Saúde Coletiva da FCM, falou sobre Saúde Pública na Universidade. Foto: Marcelo Oliveira/ARPI

O diretor da Faculdade de Ciências Médicas, Cláudio Coy, pediu para que os alunos não deixem de se atualizar, uma vez que a evolução do conhecimento ocorre de maneira veloz. Ele parabenizou a comissão organizadora pela programação excelente, bem como pediu aos congressistas que a valorizassem. “O 32º CoMAU mostra uma história longeva de um evento muito bom. Ficamos felizes que coincida com os 60 anos da FCM. Vocês devem se orgulhar da instituição, pois também fazem parte de sua história”.  

Compuseram, ainda, a mesa de abertura: Agrício Crespo, presidente do Instituto de Otorrinolaringologia & Cirurgia de Cabeça e Pescoço (IOU), João Renato Bennini Junior, superintendente do Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti (Caism) e Elaine Cristina de Ataide, superintendente do Hospital de Clínicas da Unicamp.

Ciência na Universidade Pública foi tema de mesa-redonda com professores da FCM. Foto: Marcelo Oliveira/ARPI

A solenidade seguiu com palestra sobre Saúde Pública na Universidade, com os professores Gastão Wagner Campos, da FCM, e Pedro Tourinho, da PUC Campinas. Em seguida, foi a vez de mesa-redonda sobre Ciência na Universidade Pública, que teve como moderadores os professores Erich de Paula e Raquel Leal, e como convidados Eliana Amaral, Fernando Cendes, Fernando Costa e José Gontijo.

Na programação cultural, se apresentou o Quinteto de Sopros da Orquestra Sinfônica da Unicamp, composta por João Lira (flauta), Lucas Sanches (oboé), Cleyton Tomazela (clarinete), Silvio Batista (trompa) e Alexandre Abreu (fagote).

Quinteto de Sopros da Orquestra Sinfônica da Unicamp participou da abertura do evento. Foto: Marcelo Oliveira/ARPI

CoMAU

O CoMAU é o maior evento científico da Unicamp totalmente organizado por alunos. O Congresso tem grande importância no cenário nacional, reunindo reconhecidos profissionais e pesquisadores do país, como palestrantes e avaliadores de trabalhos apresentados. A programação é destinada a alunos de graduação, residentes, doutorandos e demais profissionais de saúde.

Nesse ano, o CoMAU foi dividido nos módulos: Clínica Médica; Saúde Coletiva; Saúde da Mulher; Gestão, Tecnologias e Atualidades na Saúde; Saúde Mental e Neurociências; Saúde da Criança e do Adolescente; Cirurgia e Procedimentos; e Atendimento ao Traumatizado e Cuidado Multidisciplinar. Os módulos têm foco multidisciplinar, permitindo a discussão dos temas a partir das diferentes visões dos profissionais de saúde. Além disso, houve premiação dos melhores trabalhos em nove categorias.


Veja também

Lista de melhores trabalhos aprovados

Palestra com Pedro Tourinho (áudio)

Palestra com Gastão Campos (áudio)



Notícias mais recentes



Winter Schools 2024


No Maio Amarelo, HC realiza ações de conscientização sobre acidentes de trânsito

(Divulgação) HC realiza mutirão de cirurgia de estrabismo

(Divulgação) Infectious Diseases and Public Health Field School Program - Universidad Peruana Cayetano Heredia (inscrição até 24/06)

VIII Encontro da Triagem Neonatal


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM