Convite GAIA, BCCL e BORA Unicamp: Abertura da exposição “Livros Multiformes”
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
25 de agosto de 2022

A GAIA - Galeria de Arte do Instituto de Artes, em parceria com a Biblioteca Central "Cesar Lattes” – BCCL e BORA – Biblioteca de Obras Raras “Fausto Castilho” UNICAMP convidam para o evento da programação oficial de 2022:

Exposição LIVROS MULTIFORMES

ABERTURA
31 de agosto, 13 horas

A exposição de livros de artista, "LIVROS MULTIFORMES", com curadoria e organização da Profa. Dra. Luise Weiss e a doutoranda Fabiana Grassano, do Instituto de Artes da Unicamp, acontece no espaço físico da BCCL e na GAIA Virtual. A programação de abertura conta com mesas de conversa com a participação de pessoas que permeiam, dentro e fora da universidade, o universo múltiplo dos livros. E também com uma feira de livros de artista na área externa da BCCL, onde o público poderá conhecer vários artistas que estarão presentes com seus trabalhos.

PROGRAMAÇÃO:
31/08, 13h: abertura – Hall 1 BCCL; vídeo exposição; Feira de publicações na área externa da BCCL.

Mesas de conversa:
14h “Espaços de circulação de livros de artistas”. Mediadora: Fabiana Grassano, doutoranda em Artes IA UNICAMP.
Walkiria Pompermayer Morini – Supervisora GAIA UNICAMP.
Fabiana Pacola – Organizadora da Feira SUB.
15h “A Biblioteca e os livros de Artista”. Mediador. Edson Pfutzenreuter - docente IA UNICAMP.
Daniele Thiago Ferreira – Bibliotecária Coord. técnica BORA UNICAMP.
Profa. Dra. Luise Weiss – coordenadora GAIA UNICAMP.
Fabiana Grassano – doutoranda em Artes IA UNICAMP.

Os livros são nossos companheiros de vida, no início como estímulo táctil e visual, abrindo janelas para o mundo. Depois se tornam parceiros indispensáveis na trajetória do conhecimento, onde o foco é o conteúdo. Nas mãos dos artistas o livro volta a ser explorado em suas inúmeras formas e materiais ampliando as experiências sensoriais entre as pessoas e o objeto, reunindo o universo das artes visuais e da escrita. A exposição LIVROS MULTIFORMES procura amplificar as inúmeras possibilidades que o objeto livro pode tomar, despertando novos olhares para esses nossos companheiros. O espaço escolhido se encontra nos entremeios da literatura e das artes marcando a biblioteca como um lugar que abriga livros de artista.

Essa exposição é um convite para conhecerem o acervo da Coleção de Livros de Artista na BORA, uma parceria entre o Instituto de Artes e a Biblioteca de Coleções Especiais e Obras Raras da Unicamp, que está disponível para consulta e pesquisa. A pesquisa aos títulos pode ser feita no link: https://bora.unicamp.br/bora/livros-de-artista/ e o agendamento da consulta no link: https://bora.unicamp.br/bora/.

VISITAÇÃO: de 1 a 30 de setembro de 2022.

Seg. a Sex. das 9:00 às 22:00 horas, exceto feriados.
Evento gratuito. Obrigatório uso de máscara.

Local: Espaço Cultural Hall 1 BCCL - Biblioteca Central Cesar Lattes UNICAMP.
Rua Sérgio Buarque de Holanda, s/nº, térreo, Cidade Universitária 'Zeferino Vaz', Barão Geraldo- Campinas/SP.
www.iar.unicamp.br/gaia
www.bccl.unicamp.br
www.bora.unicamp.br/bora/livros-de-artista

(Divulgação) 10 anos de BRAINN Congress: confira a cobertura fotográfica