Departamento de Cirurgia inaugura Espaço Memorialista e Anfiteatro em evento marcante
Publicado por: Camila Delmondes
07 de dezembro de 2021

Compartilhar:

“A história é uma reconstrução do passado. Deve ser feita de forma crítica, com respaldo teórico e metodológico, além de se submeter ao escrutínio de outros acadêmicos da área, ou seja, trata-se de uma procura incansável pela verdade dos fatos pretéritos. Já a memória é diferente. É um compartilhamento de lembranças e discursos a cerca do passado, ancorados nos interesses e visões do presente, sem muito senso crítico e nem métrica. É um tipo de história, porém, mais romântica. A memória pode ser algo que você não viveu, mas se identifica porque ela é compartilhada por um grupo do qual você faz parte. Os resultados de uma pesquisa histórica não mudam apenas porque um grupo não aprecia os seus resultados. Em compensação, a memória está sempre vulnerável às mudanças culturais e políticas do presente. Ela enaltece as aventuras e embaça as desventuras.”

A reflexão, acima, trazida pelo chefe do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Ubirajara Ferreira, contextualiza a inauguração, na sede do Departamento, do Espaço Memorialista “Prof. Dr. Luiz Sérgio Leonardi, realizada no dia 25 de novembro, em solenidade marcante que também contou com a inauguração do Anfiteatro Prof. Dr. Raul Raposo de Medeiros.

“O Espaço Memorialista do Departamento de Cirurgia da FCM foi idealizado para enaltecer os desbravadores da arte de cortar e costurar seres humanos. Mostrar como, muitas vezes, mesmo na escassez de recursos e carência tecnológica nossos antepassados introduziram novas técnicas operatórias, livraram incontáveis vidas do sofrimento e da morte e ensinaram milhares de jovens a arte de curar com o bisturi”, acrescentou Ferreira.

Ainda na ocasião de seu discurso, o chefe do Departamento de Cirurgia da FCM explicou os motivos pelos quais o professor Luiz Sérgio Leonardi – chefe do Departamento de Cirurgia da FCM, por duas gestões, 1973 a 1981 e 1984 a 1988, diretor da FCM, na gestão de 1980 a 1984 e professor Emérito da Unicamp – foi escolhido para dar nome ao espaço que homenageia os cirurgiões da universidade.

“Das fileiras dos nossos ilustres mestres, o professor Luiz Sérgio Leonardi foi escolhido como representante supremo, não pelo seu conhecimento cirúrgico, nem por sua capacidade de liderança, tão pouco pelo seu caráter empreendedor. Foi, sim, escolhido pelo conjunto de todos esses predicados”, afirmou.

Impossibilitado de comparecer à inauguração do espaço, tendo em vista procedimento cirúrgico de última hora, o professor Leonardi participou da cerimônia, diretamente do hospital, por chamada de vídeo.

“Este espaço Memorialista do Departamento de Cirurgia preserva a memória dos desafios do passado que, vencidos, permitiram-nos atravessar com sucesso as imposições progressivas da complexidade até o presente e com fôlego para o futuro”, disse Leonardi em seu discurso de agradecimento. Leia a íntegra do discurso, aqui.

“Quando nos propusemos a auxiliar o professor Ubirajara na organização do Espaço Memorialista e revitalização do Anfiteatro do Departamento de Cirurgia, sabíamos da grande tarefa que se iniciava para contar a história desde a raiz até a raiva frondosa e produtiva que se tornou. Para contar uma grande história, somente uma equipe potencialmente grande”, disse a professora Ana Terezinha Guillaumon, docente titular da Disciplina de Moléstias Vasculares do Departamento de Cirurgia da FCM e co-anfitriã do evento, em agradecimento a todas as pessoas envolvidas no processo de criação e implantação do Espaço Memorialista, no decorrer de 27 meses.

“Essa construção é a somatória de informações trazidas por um conjunto de pessoas que compõem essa história e registrar isso é muito rico. Eu, particularmente sou um apreciador do passado. Gosto de voltar a casa em que cresci e ter essas lembranças”, disse o diretor da FCM, Luiz Carlos Zeferino durante a sua fala.

“É uma honra poder ter vivenciado essa experiência, que se eu pudesse resumir em uma palavra seria: dedicação. Durante todo o processo, sonhamos com um espaço que pudesse proporcionar democratização da informação, compartilhar saberes e preservar a memória”, disse a coordenadora da Unidade de Prevenção do Patrimônio Museológico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Paula Paiva Ferreira, que contribuiu na concepção do Espaço Memorialista.

Diretor da FCM na gestão de 2014 a 2018, o docente do Departamento de Cirurgia e pró-reitor de graduação da Unicamp, Ivan Felizardo Contrera Toro, incentivou a realização de iniciativas que valorizem à preservação da memória institucional. “Não podemos perder a oportunidade de marcar a nossa história. Tenho muita honra de fazer parte deste Departamento que está ligado à minha vida e a de tantos outros colegas”, disse.

Anfiteatro Prof. Dr. Raul Raposo de Medeiros

Na ocasião do descerramento da placa de inauguração do Anfiteatro Prof. Dr. Raul Raposo de Medeiros, o diretor associado da FCM, Claudio Saddy Rodrigues Coy, relembrou o pedido de convivência ao lado do chefe do Departamento de Cirurgia no período de 1994 a 1998, já falecido e, na ocasião da solenidade, representado pela sua esposa Cynthia Medeiros.

“O professor Raul foi uma pessoa muito marcante para o Departamento e particularmente para mim, pois muito da minha carreira esteve ligada a ele por sermos do mesmo grupo de coloproctologia. Ele tinha uma característica muito importante que era saber escutar, respeitar a opinião e incentivar o desenvolvimento de carreira das pessoas próximas a ele”, disse Coy.


Parceria na realização de eventos

Para a solenidade de inauguração do Espaço Memorialista Prof. Dr. Luiz Sérgio Leonardi e revitalização do Anfiteatro do Departamento de Cirurgia Prof. Dr. Raul Raposo de Medeiros do Departamento de Cirurgia, a FCM contou com o patrocínio da Unicred do Estado de São Paulo – que além de decoração exuberante, possibilitou a realização de coffee break e entrega de mimos aos convidados.

“A Unicred do Estado de São Paulo se sente honrada de poder participar deste evento e também ajudar na concretização destes espaços. Nossa atuação é voltada à Área da Saúde, então nada mais justo do que ter a chance de participar de um evento como esse”, disse o presidente do Conselho de Administração da Unicred do Estado de São Paulo, Odair Stopiglia.

Também participaram do evento do Departamento de Cirurgia da FCM, pela Unicred do Estado de São Paulo, o vice-presidente do Conselho de Administração, Edmir Deberaldini, o diretor de negócios, Fabio Luis Ciampi, e o gerente de relacionamento, Raphael Antonio Escalhão.



Notícias mais recentes



Puberdade precoce: uma nova epidemia do século 21?

“Sonhamos um dia com esse momento: de pajés, brancos e indígenas, conversarem”, celebrou João Paulo Tukano em evento realizado na FCM

Colaboração internacional entre pesquisadoras da FCM e Heinrich-Heine University Düsseldorf promove o I Workshop sobre o Programa “10,000 Steps”

Atlética de Medicina retoma atividades do Programa Arrebol com foco em esporte, saúde e cidadania para crianças e adolescentes

Departamento de Psiquiatria da FCM manifesta apoio ao Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM