Dia da Mulher é celebrado na FCM com exposição fotográfica “Cores Nyotas”, de Pola Fernandez
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
13 de março de 2023

O último 8 de março, Dia Internacional da Mulher, foi comemorado com abertura de mostra artística no Espaço das Artes da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. A exposição “Cores Nyotas”, da fotógrafa Pola Fernandez, reúne 18 retratos em grande formato de mulheres negras, envoltas com o tecido chita. A mostra segue aberta ao público até 30 de março no Espaço, onde também está sendo projetado curta-metragem sobre o processo de criação e produção do trabalho.

As modelos pertencem ao Grupo de Mulheres Negras Saltenses NYOTA, que reúne mais de 60 membros e existe há 12 anos. A exposição convida a refletir sobre a construção da identidade e formação de suas memórias ancestrais, a partir de seus retratos fotográficos e da utilização do tecido chita como recurso estético e narrativo, sugerindo uma imagem onde as mulheres são retratadas imersas no “tecido cultural” que envolve suas memórias e ancestralidades. O projeto foi contemplado com edital ProAC (Programa de Ação Cultural) para itinerância no interior do estado, onde passará por outras quatro cidades.

Parte do grupo NYOTA cantou na abertura do evento. Foto: Camila Delmondes/ARPI

Pola lembra que está em parceria com o Grupo NYOTA há mais de 10 anos, em projetos com diferentes linguagens. Ela ressalta a importância da data. “É um privilégio abrir justamente hoje, pois é uma exposição de mulheres. Eu tenho muito prazer em apresentá-la novamente ao público. É a união da paixão pela fotografia e pela arte com a história de vida de mulheres que carregam uma sábia ancestralidade brasileira. Temos o parâmetro da mulher que veio de longe, atravessou continentes, chegou aqui e foi de alguma maneira se transformando. Também a chita veio da Índia, atravessou a África, foi se transformando na chita brasileira, tecido popular e de trama larga”, diz Pola. Continua a artista: “Venho do Chile, então de alguma forma ainda carrego o olhar de fora. Me fascina coisas que não existem na nossa terra, como a chita. E essas mulheres negras não existem no Chile”. Ela também agradeceu à equipe que ajudou na montagem e ao diretor da Faculdade, Claudio Coy, que esteve presente no evento.

A artista Pola Fernandez fala sobre o trabalho. Foto: Camila Delmondes/ARPI

Fátima Herculano, representante do grupo NYOTA, recorda que o projeto começou quando sua idealizadora, Maria Almeida, conseguiu reunir as mulheres negras em Salto (SP). Em seguida, veio a parceria com Pola. “Nosso grupo começou com desfiles e palestras, trabalhando com as questões raciais. É muito difícil a gente ter a comunicação da questão racial, uma vez que não participamos da construção da sociedade brasileira. Agora, temos voz e lugar de fala. Quando a Pola fez essa proposta, aceitamos o desafio, que também é um presente. Estamos muito felizes porque, com esse projeto, conseguimos ganhar visibilidade, não só na nossa região, mas até internacionalmente, no Chile. ‘Cores Nyotas’ nos remete a uma memória ancestral. Enquanto mulheres negras, queremos que os nossos tenham oportunidades, para que não sofram tanto quanto nossas antepassadas sofreram. ‘Nyota’, em algumas partes da África, pode significar ‘estrela’ ou ‘guerreira’. E nós somos estrelas guerreiras”.

Público acompanha apresentação do conjunto Café com Pão. Foto: Camila Delmondes/ARPI

A abertura da exposição teve oficina de turbantes ministrada pelo Grupo NYOTAS. Também foi disponibilizada estrutura de fundo infinito confeccionado em chita, permitindo ao público que realizasse selfies, recriando as fotografias da exposição. O evento contou, ainda, com apresentação musical de choros clássicos e contemporâneos do grupo Café com Pão, composto por Patrícia Gatti (cravo), Iza Taube (voz), Paulo Dalgalarrondo (flauta) e Dalga Larrondo (percussão).

Parte dos retratos da mostra, que ficará disponível para visitação até o final de março. Foto: Karen Menegheti/ARPI

Notícias mais recentes

Laboratório de Microcirurgia e Neuroanatomia da FCM recebe doação de suporte de crânio

Mestrado profissional em Oncologia abre inscrições de processo seletivo

Uma homenagem in memorian ao professor José Vassallo

Publicação de pesquisadores do OCRC, da USP e da Universidade de Harvard, valida o Escore Global de Qualidade da Dieta para avaliar a ingestão adequada de nutrientes na população brasileira

FCM e SAS Brasil lançam laboratório de ensino e inovação em saúde digital

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM