Publicado por: Camila Delmondes
24 de outubro de 2023

Colaboração: Mônica Rovigatti

No dia 17 de outubro, o curso de graduação em Medicina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp foi avaliado por estudantes e professores, conforme previsto no Calendário Acadêmico da Universidade. A atividade foi organizada pelo Núcleo de Avaliação e Pesquisa em Educação na Saúde (NAPES), Coordenadoria de Ensino de Graduação (CEG) e Centro Acadêmico Adolfo Lutz (CAAL) e contou com a participação de cerca de 50 docentes e 400 alunos.

Dia de Avaliação do Curso de Medicina reúne cerca de 450 participantes entre alunos e professores/Foto: Camila Delmondes/ARPI

Na ocasião da abertura dos trabalhos, a coordenadora do NAPES, Eliana Amaral, e a vice-presidente do Centro Acadêmico Adolfo Lutz (CAAL), Laura Bianchini Fogulin, deram boas-vindas ao público presente e abordaram a agenda geral das atividades. Na sequência, o diretor da FCM, Claudio Coy, abriu oficialmente a programação com votos de sucesso nos debates, e o professor Fábio Hüsemann Menezes, coordenador do curso de Medicina, apresentou as ações da FCM em relação às demandas dos estudantes na avaliação realizada em maio último.

A coordenadora do Núcleo de Avaliação e Pesquisa em Educação na Saúde (NAPES) da FCM, Eliana Amaral/Foto: Camila Delmondes/ARPI
A vice-presidente do Centro Acadêmico Adolfo Lutz (CAAL), Laura Bianchini Fogulin/Foto: Camila Delmondes/ARPI
O diretor da FCM, Claudio Saddy Rodrigues Coy/Foto: Camila Delmondes/ARPI
O professor Fábio Hüsemann Menezes, coordenador do curso de Medicina/Foto: Camila Delmondes/ARPI

“Temos alguns problemas crônicos no curso que têm sido levantados nas avaliações já há algum tempo. O cenário de práticas, por exemplo, é um deles [...] ”, disse Menezes, mostrando as soluções apresentadas pela FCM desde a última gestão, dentre as quais, a constituição de um grupo de trabalho que discute a reforma curricular do curso, a melhoria da infraestrutura física e tecnológica dos espaços de aprendizagem, a centralização das atividades de simulação, a criação de uma comissão de avaliação da aprendizagem, e o investimento em desenvolvimento docente.

Ainda no período da manhã, alunos e professores, simultaneamente, reuniram-se com seus pares para discutirem como otimizar os ciclos de aprendizagem para atingir as competências esperadas do médico Unicamp até o final da formação no currículo vigente. Esta discussão foi organizada em grupos correspondentes aos respectivos eixos curriculares, a saber: Fisiopatologia e bases do raciocínio clínico; Diagnóstico clínico e conduta; e Profissionalismo, abordagem científica e educação continuada.

Docentes da FCM participam de discussões nas Arenas/Foto: Camila Delmondes/ARPI
Alunos do curso de Medicina participam de discussões em diversos espaços da faculdade/Foto: Camila Delmondes/ARPI

Os discentes foram divididos em grupos, de forma aleatória, no Auditório, Anfiteatro 1 e Paulistão, mesclando-se às seis turmas do curso. Os docentes fizeram a mesma discussão, concentrando-se nas Arenas 1, 2 e 3. A coordenadora do NAPES da FCM, Eliana Amaral, apresentou aos docentes os resultados da avaliação de disciplinas e do curso, a partir das respostas dos professores ao questionário aplicado ao longo do mês de setembro, e facilitou as discussões no interior dos grupos.

Durante toda a tarde, no Auditório 5, os relatores dos três grupos de estudantes e dos três grupos de professores apresentaram as conclusões, resumidas nos títulos: "Que bom!", "Que pena!" e "Que tal?". As sinergias e diferenças identificadas na discussão final e as respostas aos questionários aplicados aos discentes pelo CAAL e aos docentes pelo NAPES gerarão relatórios com o diagnósticos e proposições dos grupos, a serem encaminhados à CEG.

No período da tarde, novamente reunidos, alunos e professores apresentam conclusões de cada grupo/Foto: Karen Moraes/ARPI

Jornal da Unicamp: Uberização deteriora saúde de motoboys

(Divulgação) Serviço de Cuidados Paliativos do HC participa de lançamento de e-book e leva pesquisa a congresso internacional

Laura Guzman, from Universidad de La Sabana, finishes internship at gynecology and obstetrics at Unicamp