Dia Mundial da Voz e Ruído
Publicado por: Camila Delmondes
07 de outubro de 2015

O mês de abril tem grande importância para a Fonoaudiologia. No dia 16 de abril será comemorado o Dia Mundial da Voz e no dia 29 de abril teremos o Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído. A campanha do curso de Fonoaudiologia da Unicamp, que une a comemoração das duas datas, acontecerá na semana de 27 a 30 de abril. Para comemorar datas tão importantes o curso de Fonoaudiologia da Unicamp realizará diversas atividades internas e externas à universidade.

Nossas ações acontecerão nos estágios curriculares do curso de graduação em Fonoaudiologia na rede SUS Campinas e no campus da Unicamp em Campinas.

O Dia Mundial da Voz tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de realizar cuidados necessários a voz e informar sobre hábitos prejudiciais à saúde vocal.  O tema central da campanha é Seja Amigo da Voz.

O objetivo da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia neste dia e na semana que o circunda é promover a conscientização da população sobre a importância da voz humana para a promoção da saúde, bem como realizar conscientização de sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de laringe, que podem comprometer a qualidade de vida e a própria sobrevida dos indivíduos.

Este ano, o tema do Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído será o ruído de trânsito com o slogan: Ruído de trânsito, um vilão que ninguém presta atenção

A poluição sonora é um dos fatores que mais afetam o planeta, sendo considerado um sério problema de saúde pública. Por estar presentes nas pequenas e grandes cidades estamos cada vez mais acostumados ao ruído e sem perceber os malefícios na nossa saúde. Entretanto, a exposição ao ruído está associado ao estresse, insônia e outras mudanças físicas e psicológicas.

Em referência ao Dia Internacional da Conscientização sobre o ruído (INAD – International Noise Awareness Day) na semana de 28 de abril a 01 de maio , em todo o mundo serão realizadas atividades  para a conscientização deste mal que não enxergamos, mas sentimos.

Mais informações disponíveis em:

www.inadbrasil.org

2ª FEIRA (27/04/15)

MANHÃ

TARDE

9h – 11h Atividade no CEPRE(FN 706 Helenice – 8 alunos do 4º ano)

Orientação sala de espera + 1 minuto de silêncio em pequenos grupos

8-11h Orientação aos usuários/pais (Priscila / amb. Surdez e Fala e Lingg CEPRE)

13:30h - Atividade no HC (FN 506 Helenice11 alunas do 3º ano)

16-18h Orientação nas salas de espera do HC  junto com alunos do 2º ano + 1 minuto de silêncio em pequenos grupos

**Liberação do HC para as atividades

13h30-16h30h Orientação aos usuários/pais (Priscila / amb. Surdez e Fala e Lingg CEPRE)