Dois trabalhos de pesquisadores do Laboratório de Biologia Molecular de Cartilagem da FCM são apresentados em Congresso Mundial de Osteoartrite
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
23 de maio de 2024

Compartilhar:

Colaborou: Carolina Zuliani/FCM

Pesquisas realizadas no Laboratório de Biologia Molecular de Cartilagem (LABIMOCA) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp originaram dois trabalhos apresentados no OARSI World Congress on Osteoarthritis, em Viena, na Áustria, de 18 a 21 abril. Os resultados foram expostos no formato pôster.

Ibsen Bellini Coimbra, professor do Departamento de Ortopedia, Reumatologia e Traumatologia da FCM responsável pelo LABIMOCA, esteve presente no evento, juntamente com a técnica de laboratório e aluna do Programa de Pós-graduação em Clínica Médica da FCM, Carolina Coli Zuliani. Ambos assinam as duas pesquisas expostas.

“Nossos trabalhos com células-tronco em medicina regenerativa de cartilagem desenvolvidos em parceria com a professora Ângela Maria Moraes, da Faculdade de Engenharia Química (FEQ) da Unicamp - especialista no desenvolvimento de biomateriais para aplicações biomédicas -, suscitam interesse na comunidade médica e científica”, declara Ibsen.

Ibsen Coimbra, professor responsável pelo LABIMOCA, e Carolina Zuliani, servidora da FCM e aluna de doutorado do Programa de Pós-graduação em Clínica Médica. Foto: divulgação/Carolina Zuliani

Segundo o docente, o trabalho conjunto da FCM com pesquisadores da FEQ tem gerado produções científicas de alta qualidade, e levado seus resultados a diversos congressos médicos e de engenharia de biomateriais. As pesquisas apresentadas em Viena já foram publicadas na revista da entidade promotora do evento, dando visibilidade mundial ao LABIMOCA, aos estudos, aos autores e à Unicamp.

De acordo com Carolina, “Foi estimulante compartilhar nossos trabalhos e perceber que a pesquisa feita na Unicamp pode incitar a curiosidade em pesquisadores do mundo todo sobre as tecnologias desenvolvidas”. Ela finaliza: “Gostaria ainda, como funcionária, de agradecer ao apoio financeiro recebido da Educorp – Escola de Educação Corporativa da Unicamp, que foi fundamental na viabilização desta viagem”.

Trabalhos apresentados e já publicados na Revista Osteoarthritis and Cartilage:

- Spheroids from human amniotic fluid stem cells for osteoarthritic cartilage regenerative applications

Carolina C. Zuliani, Jessica B. da Cunha, Angela M. Moraes e Ibsen B. Coimbra

- Chondrogenic differentiation efficacy in micromolded spheroids generated from mesenchymal stem cells isolated from amniotic fluid and dental pulp: a comparative analysis

Carolina C. Zuliani, Larissa H. Teixeira, Jessica B. da Cunha, Angela M. Moraes e Ibsen B. Coimbra

Participantes da FCM assistem à abertura oficial do evento. Foto: divulgação/Carolina Zuliani

O LABIMOCA

O Laboratório de Biologia Molecular de Cartilagem (LABIMOCA) foi criado em 2003 para dar continuidade à investigação de expressão gênica em condrócitos de pacientes com osteoartrite, iniciada pelo professor Ibsen Coimbra em seu pós-doutorado. Ao longo dos anos, além desta linha de pesquisa, surgiu outra focada no estudo de indução de diferenciação condrogênica a partir de diferentes fontes de células-tronco, que atualmente se destaca com a evolução de diferentes trabalhos na área de medicina regenerativa e biomateriais para engenharia de tecidos visando tratamento de lesões de cartilagem.

O congresso

Promovido pela OARSI - Osteoarthritis Research Society International, principal organização internacional para cientistas e profissionais de saúde focada na prevenção e tratamento da osteoartrite, o Congresso é o principal fórum internacional anual sobre o tema. O evento é voltado àqueles envolvidos na pesquisa e tratamento da doença, incluindo cientistas, investigadores clínicos, radiologistas, reumatologistas e cirurgiões ortopédicos. O Congresso atrai mais de mil participantes de cerca de 40 países para conhecer os mais recentes avanços em pesquisas e inovação, em aspetos como biomarcadores, imagem, dor, biologia celular, biomecânica, genética e genômica, prevenção, reparo e tratamento de cartilagem.



Notícias mais recentes



Livro organizado por docentes da FCM e UEMG expõe aspecto adoecedor do Capitalismo

CIPOI da FCM realiza VIII Encontro da Triagem Neonatal no Centro de Convenções da Unicamp

Jornal da Unicamp: Imunossensor detecta presença de bactérias em mão humana

II Encontro Multidisciplinar em Cuidados Paliativos do Hospital Estadual Sumaré


Reunião DTG: Desafios no acompanhamento das gestantes e puérperas com hemoglobinopatias


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM