Doutoranda da FCM é contemplada com Bolsa Sanduíche na Universidade da Pensilvânia, EUA
Publicado por: Camila Delmondes
16 de janeiro de 2023

Compartilhar:

A nutricionista Karyne Sumico de Lima Uyeno Jordão, contemplada pelo CNPq com Bolsa Sanduíche/Foto: Acervo Pessoal

Aluna de doutorado do Programa de Pós-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, a nutricionista Karyne Sumico de Lima Uyeno Jordão acaba de ser contemplada com Bolsa Sanduíche do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CPQq) para uma temporada de seis meses na Universidade da Pensilvânia (UPenn), EUA, a partir da segunda quinzena desse mês.

Na Unicamp, sob a orientação da a docente do Departamento de Pediatria da FCM, Maria Angela Bellomo Brandão, Karyne estuda as possíveis causas e fatores de risco para cirrose hepática em pacientes com atresia de vias biliares. Na UPenn, ela realizará, sob a orientação da pediatra Rebecca Wells, um estudo para investigar uma toxina potencialmente responsável pela atresia de vias biliares,  in vitro e em modelos animais. “Estou muito feliz, foi um processo bastante árduo”, comentou a pesquisadora.

Segundo explica Maria Angela, a atresia biliar é a maior causa de transplante de fígado na criança, sendo de vital importância a investigação dos possíveis mecanismos envolvidos na etiologia da doença. “Com o trabalho desenvolvido em conjunto com a Dra. Wells, uma das maiores expoentes na pesquisa mundial de atresia biliar, damos um passo à frente na pesquisa de uma doença implacável”, comentou a docente sobre a bolsa do CNPq  concedida à sua orientanda.



Notícias mais recentes



Eleição para Representação Discente na Congregação da FCM

Ophthalmology resident from SMS Unicamp performed observership at the Bascom Palmer Eye Institute, US

Planes das pós-graduações em Ciências Médicas e Fisiopatologia Médica recebem coordenadores das áreas de Medicina I e II da Capes

VI Encontro de Segurança do Paciente do Hospital Estadual Sumaré


Leon Skowronek and Sonja Maierbrugger come back to Austria after finished internships at SMS

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM