Doutoranda da FCM é contemplada com Bolsa Sanduíche na Universidade da Pensilvânia, EUA
Publicado por: Camila Delmondes
16 de janeiro de 2023

A nutricionista Karyne Sumico de Lima Uyeno Jordão, contemplada pelo CNPq com Bolsa Sanduíche/Foto: Acervo Pessoal

Aluna de doutorado do Programa de Pós-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, a nutricionista Karyne Sumico de Lima Uyeno Jordão acaba de ser contemplada com Bolsa Sanduíche do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CPQq) para uma temporada de seis meses na Universidade da Pensilvânia (UPenn), EUA, a partir da segunda quinzena desse mês.

Na Unicamp, sob a orientação da a docente do Departamento de Pediatria da FCM, Maria Angela Bellomo Brandão, Karyne estuda as possíveis causas e fatores de risco para cirrose hepática em pacientes com atresia de vias biliares. Na UPenn, ela realizará, sob a orientação da pediatra Rebecca Wells, um estudo para investigar uma toxina potencialmente responsável pela atresia de vias biliares,  in vitro e em modelos animais. “Estou muito feliz, foi um processo bastante árduo”, comentou a pesquisadora.

Segundo explica Maria Angela, a atresia biliar é a maior causa de transplante de fígado na criança, sendo de vital importância a investigação dos possíveis mecanismos envolvidos na etiologia da doença. “Com o trabalho desenvolvido em conjunto com a Dra. Wells, uma das maiores expoentes na pesquisa mundial de atresia biliar, damos um passo à frente na pesquisa de uma doença implacável”, comentou a docente sobre a bolsa do CNPq  concedida à sua orientanda.

Eleição para Representação Discente na Congregação da FCM

Ophthalmology resident from SMS Unicamp performed observership at the Bascom Palmer Eye Institute, US

Planes das pós-graduações em Ciências Médicas e Fisiopatologia Médica recebem coordenadores das áreas de Medicina I e II da Capes

VI Encontro de Segurança do Paciente do Hospital Estadual Sumaré