Eliana Amaral, coordenadora do NAPES/FCM, participa de conferência internacional sobre residência médica
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
09 de novembro de 2022

De 29 a 31 de outubro aconteceu em Montreal, Canadá, a International Conference on Residency Education (ICRE). O evento é promovido pelo Royal College of Physicians and Surgeons of Canada e se considera o maior evento científico voltado a discutir os problemas, as boas experiências e as propostas de encaminhamento para o futuro da residência médica. O tema do ICRE 2022 foi “Together Again: A Community Redefining Residency Education”.

As atividades da Conferência se dividiram em diversos eixos, que mostram os temas mais candentes nas discussões de residência médica no mundo. Incluíram: acreditação, admissão, avaliação, educação baseada em competências, métodos de pesquisa em educação, equidade-diversidade-inclusão, desenvolvimento docente, bem-estar do residente, políticas de saúde e formação na residência, educação para liderança, acompanhamento de dados sobre aprendizado e para seleção (learning analytics), simulação na formação, aspectos pedagógicos na formação do residente, tecnologias inovadoras na formação e inovações e boas práticas.

“Neste ano de 2022, com a retomada do evento presencial, minha participação aconteceu no painel da sessão plenária inicial, intitulado: “A world of residency education”. Éramos quatro convidados, que deveriam discutir as experiências do Brasil, Coreia, Estados Unidos e Reino Unido em quatro tópicos – processos de seleção, bem-estar do residente, a cultura de treinamento e o residente como força de trabalho em saúde. Havia um facilitador e, antes de nossas intervenções, era mostrado um vídeo muito curto em que residentes de diferentes lugares nos desafiavam a falar sobre as questões mais candentes dentro destes tópicos. Foi uma excelente dinâmica que prendeu e motivou a participação dos mais de mil participantes na plateia”, relatou Eliana Amaral, docente e coordenadora do Núcleo de Avaliação e Pesquisa nas Profissões da Saúde (NAPES) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp.

“Durante a sessão, bastante elogiada, falou-se sobre a necessidade de rever estratégias para lidar com o bem-estar de residentes e seus preceptores e mudar a cultura hierárquica e rígida, sem supervisão adequada, como se vivencia em programas de residência ao redor do mundo. Também foi bastante debatida a necessidade de divisão de tarefas e trabalho interprofissional, a necessidade de regular a oferta de vagas nas diferentes áreas a depender das necessidades loco-regionais, com processos indutivos de formação. A seleção de residentes tem sido um aspecto que preocupa e se sugere incorporar “learning analytics”, com dados de acompanhamento do desenvolvimento durante o curso de medicina, junto com dados sociodemográficos, indo muito além de seleção por desempenho cognitivo, e buscando minimizar o viés dos processos atuais, incluindo sua inequidade”, prossegui a docente.

“Minha contribuição incluiu explicar a grande diferença nas autonomia e autorização de prática profissional autônoma que nosso egresso de graduação tem. Nos demais países participantes, o curso de medicina não é profissionalizante e a residência tem a conotação de ser a etapa de desenvolver autonomia para prática, o que torna a residência etapa obrigatória, diferente do Brasil. Também discutimos como isso tem impactado o interesse pela residência médica como formação complementar para especialidades. E como a expansão das escolas no Brasil (355, quase dobro dos EUA e próximo à Índia, 2º lugar no mundo) pode afetar a formação em especialidade e tem gerado novos ‘formatos’, com cursos de curta duração”, finalizou Eliana.

O ICRE 2023 vai ser realizado em Halifax, Canadá, de 19 a 21 de outubro de 2023. O tema será “From Caring For Patients to Protecting Our Planet: Advocacy in Residency Education”.

Notícias mais recentes

Deputado estadual Eduardo Suplicy visita CIATox, da FCM, para conhecer pesquisas sobre análise de cannabis medicinal

(Divulgação) XXIX Curso de Inverno em Farmacologia FMRP-USP - inscrições até 08/05

Edital Interno de Seleção para Banco de Médicos Tutores no Âmbito do Projeto Mais Médicos para o Brasil

HC, FEnf e ProEC lançam o projeto Meses Coloridos para prevenção de doenças

Professora Fernanda Orsi é homenageada por Sociedade Americana de Hematologia

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM