Equipe do Laboratório ESTER lança na FCM livro sobre adoecimento e sofrimento do trabalhador
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
20 de setembro de 2023

Ocorreu na última segunda-feira (18), no Espaço das Artes da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, o pré-lançamento do livro “Desse jeito não dá mais: trabalho doente e sofrimento mental”. A publicação é organizada por membros do Laboratório de Estudos sobre Saúde e Trabalho ESTER, os professores do Departamento de Saúde Coletiva da FCM, Marcia Bandini e Sergio de Lucca, bem como Agnus Lauriano, aluno do Programa de Pós-Graduação em Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp.

O livro, que está em seu primeiro volume, é oriundo do Seminário “Sofrimento mental e morte entre trabalhadores e trabalhadoras - transtornos mentais e suicídios relacionados ao trabalho”, realizado em maio de 2022, no Ministério Público do Trabalho (MPT) de Campinas. Publicado pela Hucitec Editora, o livro deverá ser lançado oficialmente no Fórum Permanente: “Sofrimento mental e suicídio relacionados ao trabalho”, que ocorre em 20 de setembro no Centro de Convenções da Unicamp. O volume tem o prefácio de Gastão Wagner Campos, professor do Departamento de Saúde Coletiva da FCM.

Equipe do Laboratório ESTER: Marília Cintra, Agnus Lauriano, Marcia Bandini, Sérgio de Lucca, Cathana Oliveira e Mateus Oliveira. Foto: Karen Moraes/ARPI

“O livro é resultado de um projeto que vem discutindo como podemos tecer redes para acolhimento e enfrentamento das questões da classe trabalhadora, da qual também fazemos parte: intensificação do trabalho, sofrimento psíquico, adoecimento mental e, em situações extremas, suicídio. Quem melhor conhece seu trabalho é quem trabalha, por isso é importante trazer esse caminho de união entre a academia e os trabalhadores”, disse Márcia.

O professor Sergio também ressaltou a importância de se ouvir a classe trabalhadora. “Essa fala coletiva é muito expressiva porque a maioria dos autores do livro são trabalhadores, de centrais sindicais, e não acadêmicos. Portanto, a potência da publicação se dá por conseguir reunir todos atores sociais envolvidos. Esperamos que o volume 2, sobre o segundo seminário, esteja disponível no começo do ano que vem. Estamos muito felizes com isso”.

Agnus, organizador da publicação, enfatizou que o livro constrói uma síntese com trabalhadores, entidades e acadêmicos de várias áreas, como médicos, psicólogos e economistas. “São áreas do conhecimento que deveriam conversar mais, dialogando com os saberes práticos e teóricos dos trabalhadores que estão nas representações sindicais de diversas categorias, como empregadas domésticas, aeroviários, petroleiros, bancários e entregadores de aplicativo”. Ele recorda que, se no passado a discussão da saúde se dava no âmbito dos acidentes do trabalho, atualmente, há um aumento das violências, transtornos mentais, assédios e até suicídios.

Gastão, Marcia e Agnus falam sobre publicação no Espaço das Artes. Foto: Karen Moraes/ARPI

Gastão, que escreveu o texto da orelha do livro, lembra que incentivou a publicação assim que tomou conhecimento, e, então, fez a ponte com a editora. “É um resultado muito interessante, que vai abrir uma linha de publicações de Saúde do Trabalhador na editora. Fiz o que era obrigação. Parabéns a todos pelo trabalho”, declarou. Em trecho do livro, ele afirma que o “aumento exponencial da exploração, da precarização e do autoritarismo na gestão resulta também em sofrimento mental”.

Marcia Bandini também agradeceu aos demais membros do Laboratório ESTER, que colaboraram com a publicação. “É um grupo aberto para outras áreas além da Medicina. A equipe, que defende a saúde dos trabalhadores, se posiciona num país que precisa parar de negar que o trabalho faz sofrer, adoece e mata. Também defende a ideia de que o trabalho pode ser realizador e trazer sensação de pertencimento”.

Organizadores

Marcia Bandini é médica, professora da área de Saúde do Trabalhador do Departamento de Saúde Coletiva (DSC) da FCM e diretora científica da Associação Brasileira de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (ABRASTT).

Sergio de Lucca é médico e professor do DSC/FCM. É autor do livro “Fatores Psicossociais e Saúde Mental no Trabalho - Instrumentos de diagnóstico e intervenção”. É o atual coordenador do Laboratório ESTER.

Agnus Lauriano é sociólogo, mestrando no Programa de Pós-Graduação em Sociologia do IFCH, assistente editorial da revista Cadernos Cemarx e membro do Grupo de Pesquisa Mundo do Trabalho e Suas Metamorfoses (GPMT).

Laboratório ESTER

O Laboratório de Estudos sobre Saúde e Trabalho da FCM foi oficialmente criado em 2022, como fruto de muitos anos de trabalho, estudos e pesquisas na área de ensino, pesquisa e extensão dos professores Sergio Roberto de Lucca e Marcia Bandini, docentes da área de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora. Sua atuação visa uma contínua articulação intersetorial, criando espaços de diálogo e participação com diferentes atores sociais, em especial com sindicatos e associações de trabalhadores, movimentos sociais e outras organizações de classe.

Notícias mais recentes

Docentes do Departamento de Patologia têm projeto temático aprovado pela Fapesp

Bolsa de pós-doutorado em bioquímica sobre o papel fisiopatológico das catecolaminas endoteliais

Laboratório de Microcirurgia e Neuroanatomia da FCM recebe doação de suporte de crânio

Mestrado profissional em Oncologia abre inscrições de processo seletivo

Uma homenagem in memorian ao professor José Vassallo

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM