Exposição "De Dentro para fora", de Tathi Piancastelli
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
06 de outubro de 2023

O Espaço das Artes da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp recebe, no dia 19 de outubro, às 11h, a abertura da Exposição "De Dentro para fora", de Tathi Piancastelli.

A atriz, escritora, empresária, palestrante, digital influencer, ativista brasileira e pessoa com síndrome de Down apresenta em Campinas a exposição que retrata sua história fazendo um paralelo à sociedade, o preconceito, a ignorância, junto à sensação da pessoa com síndrome de Down perante à opressão de sua voz, desejos e sentimentos. O projeto foi lançado na ONU, em Nova York e em seguida foi para Miami, chegando às terras brasileiras, no Museu da Inclusão, equipamento cultural da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, passou por Taubaté e aporta na Unicamp em Campinas.

Pelas lentes de Nila Costa, a exposição contará com 18 painéis fotográficos impressos em tecido, e 2 obras em acrílicas sobre telas, feitas pelo artista Manu Militão. Os painéis foram confeccionados parceria com a empresa Wentz, que tem grande experiencia em fundos fotográficos. A história desta obra tem um significado especial. Nila Costa, conceituada fotógrafa, reconhecida por seus ensaios com gestantes, é mãe de Alice, que também é uma pessoa com síndrome de Down. O encontro com Tathi aconteceu nos Estados Unidos: encantada com sua história e independência, Nila a convidou para um ensaio para a revista “Acontece”, de conteúdo brasileiro em Miami. O resultado deste trabalho foi tão impactante, que surgiu a ideia de convidar a fotógrafa Jade Matarazzo como curadora do projeto.

“Muitas pessoas ainda acham que alguém com síndrome de Down não pode morar sozinho, ter uma profissão, se casar… Com a minha história eu mostro que sim, podemos! Na exposição as fotos mostram isso, nós também somos capazes”, explica Tathi. “De Dentro para Fora” é uma exposição inclusiva e interativa, sendo totalmente acessível, com vídeos e imagens. O objetivo é que todas as pessoas possam interagir e expressar seus sentimentos, através das sensações causadas pelas obras. Além de destacar as vivências de uma pessoa com síndrome de Down na sociedade, a exposição traz uma ideia cronológica das fotos e destaca uma mulher - Tathi - tentando emergir, chegando até suas grandes conquistas: a fase no teatro, escrevendo sua peça, até os dias atuais.

“A arte entra, dilacera e ao mesmo tempo cura. A arte grita e ao mesmo tempo acalma, a arte foi a ferramenta que Deus me deu para iniciar um movimento que vai além dela mesma. Um movimento que tem uma mensagem que é maior do que eu, maior do @tathipiancastelli. De Dentro para Fora, não é sobre mim, sobre a Alice, não é sobre a Tathi. É sobre amor, é sobre clareza de identidade, é sobre fé, é sobre romper seus próprios limites e crenças, é sobre passado, é sobre presente e é sobre futuro. É sobre algo que tem que estar em pauta sempre:  o direito à vida. O direito de ter a oportunidade de mostrar ao mundo a sua luz”, comenta Nila Costa.

Uma das obras presentes retrata Tathi com uma cobra de verdade, reforçando sua força, determinação e empoderamento. Com o passar das fotografias, Tathi posa com Alice, filha de Nila. É uma maneira simbólica de expressar o desejo de que sua filha possa emergir e ter grandes conquistas, assim como Tathi.

A exposição é totalmente gratuita e tem como objetivo promover uma reflexão social, reunindo crianças e adultos para visitarem e se apaixonarem por “De Dentro para Fora”, que reforça, através da arte, a importância da inclusão, por um olhar de quem enfrenta os desafios do dia a dia com perseverança e dedicação, por meio de feitos inéditos, entre eles: palestra na ONU, um espetáculo escrito e protagonizado por Tathi, com prêmios internacionais e a inspiração para diversos projetos.

A exposição “De Dentro para Fora” representa, acima de tudo, a força da mulher com síndrome de Down. A exposição se estende ao público até 30 de outubro às 17h30. Nesta etapa o projeto conta com a produção local de Lilia Gallana, e parceria com a Unicamp, FCM, HC, Caism e Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, que doou as imagens táteis.

Foto: Nila Costa

Bate-papo

Ainda na ocasião da abertura da exposição, também no contexto das celebrações relacionadas ao Dia do Médico comemorado em 18 de outubro, haverá o bate-papo com a Tathi Piancastelli e a médica do Hospital da Mulher (Caism), Tarita Bueno, sobre inclusão pela arte e a hora da notícia, conforme abaixo:

(Divulgação) 10 anos de BRAINN Congress: confira a cobertura fotográfica

BRAINN oferece bolsa Fapesp de Pós-Doutorado em Genética Molecular

Laboratório de Pesquisa Clínico-Qualitativa da FCM apresenta cinco trabalhos em Congresso Europeu de Psiquiatria

Dia da Avaliação do curso de medicina: Participação dos docentes, preceptores e médicos assistentes

(Divulgação) Pitch Open Innovation na Saúde é realizado no CPDI Ibrachina/Ibrawork