Exposição "Gil", de Gildete Pereira
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
04 de janeiro de 2023

“Nasci em Adamantina, interior de São Paulo, morava na fazenda Boa Esperança e comecei a desenhar aos seis anos na escolinha de lá.

Entrei no Espaço 8 Ateliê do Cândido Ferreira em 1991 e já participei de muitas exposições. A pintura pra mim é como um remédio. Preciso ficar no canto pra conectar com Deus e deixar a mente com os desenhos. Eu tenho 3 jeitos de fazer desenho: o normal, o abstrato e o infinito”.

Gildete Pereira

Sobre a artista

Desde a inserção de Gildete no Serviço de Saúde Dr. Candido Ferreira, ela participa de espaços de produção artística, os diversos Ateliês que existiram e existem na instituição.

Atualmente, a artista frequenta o Centro de Convivência (CECO) Casa dos Sonhos e produz no Ateliê de Livre Expressão, que é uma oficina aberta a quem desejar participar.

A produção se dá a partir de temáticas ou de maneira livre, utilizando materiais artísticos diversos de forma experimental e/ou orientada. Este processo de criação facilita o despertar de habilidades criativas, amplia o convívio e a troca de conhecimentos e experiências. As interações com os diversos materiais plástico-expressivos podem permitir à pessoa, espontaneidade, fluidez, contenção, diferenciação, livre expressão e o cuidado em saúde mental.

Em 2009, o Ateliê ganhou o “Prêmio Loucos pela Diversidade” – edição Austregésilo Carrano – Ministério da Cultura (MinC) e Ministério da Saúde - FIOCRUZ.

O CECO Casa dos Sonhos é um serviço aberto a todas as pessoas de todas as idades que oferece atividades corporais, artísticas e culturais gratuitas, sem a necessidade de encaminhamento. Os CECOs têm por objetivo promover convivência, inclusão, promoção e prevenção da saúde, produzindo encontros entre a comunidade.

Sou Larissa Camatta Zambon, psicóloga e arteterapeuta. Desde 2012, coordeno Ateliês na instituição e em 2016 conheci Gildete Pereira, e, desde então, acompanho as suas produções.

FCM | Boas Notícias

Brainn celebra 10 anos em congresso internacional sobre neurociência e neurotecnologia

Museu de Artes Visuais expõe obras de seu acervo em Ribeirão Preto

(Divulgação) Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE) abre inscrições para congresso