Exposição no Espaço das Artes da FCM apresenta olhares de servidores e alunos sobre o campo
Publicado por: Camila Delmondes
21 de novembro de 2023

Servidores e estudantes da FCM participam da abertura da exposição "Olhares do Campo"/Foto: Camila Delmondes

Aconteceu na manhã desta terça-feira (21), no Espaço das Artes da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, a abertura da exposição coletiva “Olhares do Campo”, fruto de oficinas de pintura ocorridas durante o ano de 2023 com servidores e alunos.

Assistente Técnico da Comissão de Pós-graduação (CPG) da FCM e responsável pelas oficinas, Yuri Lima explicou que a iniciativa, além de criar um espaço de integração da comunidade, também serviu como ferramenta de descompressão, para o alívio as tensões comuns ao ambiente de trabalho.

“As telas expostas apresentam o resultado da primeira etapa do projeto onde os participantes desenvolveram uma tela a partir de uma referência comum. A imagem escolhida por todos oferece um olhar para as paisagens rurais brasileiras naturais em que a luz é um dos elementos principais”, explicou.

Assistente Técnico da Comissão de Pós-graduação (CPG) da FCM e responsável pelas oficinas de pintura em tela, Yuri Lima/Foto: Camila Delmondes

As telas produzidas pela primeira turma de artistas da FCM têm estilo realista e detalhado, e revelam diversos efeitos da luz nas paisagens. “Essa estética tem como referência o Luminismo, movimento iniciado no século XIX, dentro dos trabalhos artísticos da Escola do Rio Hudson no EUA e da Escola de Pintura de Dusseldorf na Europa”, completou Yuri.

Funcionárias da CPG, Anabel Camargo Poiani e Márcia Aguiar dos Santos, agradeceram a oportunidade de participarem da oficina ministrada por Yuri e falaram em nome dos colegas de turma sobre as impressões depreendidas do curso.

“Ficamos muito felizes e satisfeitas, com um gostinho de quero mais. E indicamos a iniciativa para todos que se interessarem”, disse Anabel.

“Muitas vezes pensei em desistir, mas entendi que a perfeição vem conforme vamos trabalhando. Mesmo as dificuldades enfrentadas durante a oficina tornam-se algo prazeroso, que nos permite sair um pouco da rotina do trabalho e aliviar a mente”, comentou Márcia.

A exposição Olhares do Campo fica aberta para visitação até o dia 30 deste mês, de segunda a sexta-feira, no horário das 9h às 17h.

Notícias mais recentes

2º Encontro Científico 2024 - SEH/HC/Unicamp/Infectologia

Aluna da FCM recebe o prêmio de melhor apresentação de pôster no 23º Congresso Europeu de Trauma e Emergência Cirúrgica

Jornal da Unicamp: Uberização deteriora saúde de motoboys

(Divulgação) Serviço de Cuidados Paliativos do HC participa de lançamento de e-book e leva pesquisa a congresso internacional

Laura Guzman, from Universidad de La Sabana, finishes internship at gynecology and obstetrics at Unicamp

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM