Faculdade de Ciências Médicas recebe mais de 30 mil visitantes no programa Unicamp de Portas Abertas 2023
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
21 de agosto de 2023

O campus de Barão Geraldo da Universidade Estadual de Campinas recebeu no último sábado (19) mais de 36 mil pessoas, na 18ª edição do programa Unicamp de Portas Abertas - UPA 2023. Na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, a programação contou com atividades acadêmicas coordenadas pelo Diretório Científico Adolfo Lutz (DC), por meio das Ligas Acadêmicas dos cursos de Medicina e Fonoaudiologia, em diversas especialidades. A FCM recebeu também equipe do curso de Odontologia do campus de Piracicaba da Unicamp (FOP).

Mais de 100 voluntários, entre estudantes, funcionários e docentes da FCM ajudaram nos trabalhos. Na unidade, a UPA também reuniu programação cultural, com destaque para apresentação da bateria Batucogu, e teve o apoio do Centro Acadêmico Adolfo Lutz, Centro Acadêmico X de Setembro, Associação Atlética Acadêmica Adolfo Lutz e Associação Atlética Acadêmica de Fonoaudiologia.

Dentinhos da Faculdade de Odontologia de Pìracicaba (FOP) fizeram sucesso com o público. Foto: Mário Moreira/CAAC

O aluno João Vitor Facco, do terceiro ano de Medicina, é vice-presidente do DC e participou da UPA pela segunda vez. Ele auxiliou na organização, orientando as filas da rota vermelha, onde os visitantes puderam ver atividades de reanimação cardiopulmonar (RCP) e sutura. “Esse ano pude acompanhar de perto, dando suporte. Me fascinou ver uma estrutura muito grande, que mobiliza todos os institutos. Tanto a parte institucional quanto a administrativa atuam em prol do objetivo de abrir a universidade, que de certa forma ainda é muito fechada, para a comunidade externa. Aqui na FCM a gente tem conseguido com muito sucesso atingir esse objetivo”, disse.

“É um programa muito interessante da Unicamp, com milhares de alunos do ensino médio que passam por aqui para visitação, de várias cidades do país. A Liga do Trauma da FCM realizou prática de reanimação cardiopulmonar. Cada aluno mostrou a manobra a grupos de cinco a sete jovens. Parabéns para a organização do evento”, declarou o professor Gustavo Fraga, do Departamento de Cirurgia da FCM. Acompanhou a atividade de RCP a professora Ana Paula Boaventura, da Área de Enfermagem Médico-cirúrgica da Faculdade de Enfermagem da Unicamp (FEnf).

Aluna de Medicina demonstra manobra reanimação cardiopulmonar. Foto: Mário Moreira/CAAC

Maria Silva, candidata ao curso de Medicina da FCM, reflete sobre atuação nas áreas clínicas de Psiquiatria ou Traumatologia. “O campus da Unicamp é muito interessante. São muitos cursos e o ensino é muito bom. A pesquisa também é muito legal e me atrai bastante”, disse. Já Maria Luiza Ferreira, de São José dos Campos (SP), pensa em trabalhar em áreas como Oftalmologia, Neurologia e Cirurgia. “Está bem cheio, mas estou achando interessante. Espero gostar muito das atividades práticas”, declarou a estudante.

O professor Thiago Sampaio, do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp e coordenador-associado do curso de Fonoaudiologia da FCM, conta que em 2023 participou pelo segundo ano pela Faculdade. “Agora estou tendo mais a visão da FCM, desde que me tornei coordenador-associado. Eu, que sou do campo da Linguagem, aprendo muito sobre Fonoaudiologia aqui na UPA. Passei a entender mais sobre suas áreas, o que é bacana. Espero que os alunos possam se interessar mais pela Fonoaudiologia também”.

Discentes do curso de Fonoaudiologia apresentam atividades a visitantes. Foto: Mário Moreira/CAAC

Vestibulanda de Fonoaudiologia, Clara Zampieri, estudante de Jundiaí (SP), tem a intenção de trabalhar no cuidado a pessoas com deficiência (PCD), trazido pela graduação. “De primeira, foquei em Odontologia e pesquisei a área de Biológicas. Olhei para a Fonoaudiologia e gostei bastante do curso, que se relaciona também com a Odontologia pela fala”, afirmou. Julia Santos, de Campinas, também deseja trabalhar com PCDs, com atuação direcionada às crianças. “A primeira opção de curso seria Terapia Ocupacional. Como não tem na Unicamp, vou tentar Fonoaudiologia, por ser mais perto do que eu quero”, disse.

Sobre a UPA

Realizado desde 2003, o programa Unicamp de Portas Abertas (UPA) teve sua origem em eventos similares na década de 1980 e se consolidou como um dos mais importantes do Brasil. Em 2023, o tema foi “A Educação Transforma”, com o objetivo de estimular os visitantes a refletirem sobre as diversas formas com que a educação, em seus diferentes âmbitos e modalidades, tem o poder de transformar as pessoas e a sociedade.

No meio do dia, apresentação da bateria Batucogu integrou programação cultural. Foto: Mário Moreira/CAAC