FCM abre chamada para seleção de laboratórios para o prédio da Medicina Translacional
Publicado por: Camila Delmondes
23 de março de 2023

A Comissão de Pesquisa da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp torna público o edital para seleção de Laboratórios de Pesquisa, em situação regular perante esta Comissão, para instalação com recursos próprios em espaço físico já edificado do Prédio da Medicina Translacional.

Poderão participar do presente processo de seleção os docentes responsáveis por Laboratórios de Pesquisa, assim entendidos como as instalações destinadas a atividades experimentais e analíticas com seres vivos e de processamento de amostras biológicas com finalidade de pesquisa, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) em situação regular perante esta Comissão de Pesquisa, nos Termos do Regimento da Comissão de Pesquisa.

Poderão ainda concorrer, em caráter de excepcionalidade, a convite da Diretoria da FCM, laboratórios ou consórcio de laboratórios de outros institutos da Unicamp cuja atividade seja notoriamente relacionada às finalidades do centro de pesquisa. O custeio de mobiliário e implantação estará a cargo dos candidatos aprovados. Para todos aprovados, seus subsequentes financiamentos Fapesp terão suas reservas técnicas institucional, ou parte desta em caso de múltiplos laboratórios num mesmo financiamento, destinadas à FCM.

A seleção dos Laboratórios de Pesquisa será por competição considerando-se os seguintes critérios: a) valor de financiamento(s) de pesquisa recebido(s) de agências de fomento públicas ou privadas externas à Universidade nos últimos 5 (cinco) anos e o valor do financiamento em vigência; b) produção científica do(s) docente(s) vinculado(s) ao Laboratório de Pesquisa nos últimos 5 (cinco) anos (pontuação mínima requerida equivalente ao programa Capes 7 i.e. 600 pontos/5 anos); c) formação de alunos de pós-graduação (mestrado, doutorado e pós-doutorado) nos últimos 5 (cinco) anos (mínimo de 5 alunos concluídos); e d) plano de instalação do laboratório, com indicação de aporte para a infraestrutura necessária (por ex. recursos provenientes de projetos em andamento ou submetidos para agências de fomento; equipamentos que serão transferidos de outro local, etc.).

A documentação comprobatória do atendimento aos critérios descritos no item 3 deverá ser enviada à Comissão de Pesquisa da FCM pelo email cpesqfcm@unicamp.br até o dia 02 de maio de 2023.

A Comissão de Avaliação será composta por dois docentes da FCM e dois membros externos à Universidade, e será presidida pelo coordenador da Comissão de Pesquisa da FCM, Andrei Carvalho Sposito.

Acesse a íntegra do documento, aqui.

Publicação de pesquisadores do OCRC, da USP e da Universidade de Harvard, valida o Escore Global de Qualidade da Dieta para avaliar a ingestão adequada de nutrientes na população brasileira

FCM e SAS Brasil lançam laboratório de ensino e inovação em saúde digital

Fórum na Unicamp terá pré-lançamento de documentário sobre as dificuldades de permanência dos povos indígenas no ambiente universitário

HES: Capacitação em amamentação para profissionais de saúde