FCM apresenta 16 trabalhos durante Congresso Brasileiro de Educação Médica
Publicado por: Camila Delmondes
07 de outubro de 2015

“As Escolas Médicas como transformadoras da sociedade” foi o tema do 52º Congresso Brasileiro de Educação Médica (Cobem), ocorrido de 31 de outubro a 3 de novembro de 2014, em Joinville, SC. O evento é organizado pela Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) e reuniu dois mil participantes de todo o Brasil. Uma comitiva formada por professores, médicos e acadêmicos da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp participou das reuniões, conduziu workshops, participou de mesas-redondas como palestrantes e apresentou 16 trabalhos orais e pôsteres dentre os 828 trabalhos inscritos no congresso.

Durante o evento, o médico e professor do Departamento de Clínica Médica da FCM Sigisfredo Luis Brenelli foi empossado como presidente da ABEM para o biênio 2015-2016. Foram apresentados os projetos ABEM: “Processo de Avaliação (teste de progresso e CAES)”, “Capacitação Docente”, “Ensino de Urgência e Emergência” e “Internato Médico”, desenvolvidos em comemoração aos 50 anos da associação e aos 10 anos das diretrizes curriculares.

Representantes do Ministério da Educação e do Ministério da Saúde também participaram do congresso e foram questionados pelos alunos e representantes da Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (DENEM) quanto às novas Diretrizes Curriculares Nacionais e o programa Mais Médicos.

A comitiva da FCM foi composta pelo coordenador do curso de graduação em Medicina da faculdade, Emílio Carlos Elias Baracat; o coordenador associado, Paulo Eduardo Neves Ferreira Velho; o coordenador do internato médico, Gustavo Pereira Fraga; a coordenadora do Núcleo de Avaliação e Pesquisa em Educação Médica (Napem) da FCM, Angélica Maria Bicudo; a presidente da Comissão de Corpo Docente e do projeto Pró-Ensino/CAPES, Eliana Amaral, e também os docentes e médicos Joana Fróes Bragança Bastos, Marco Antônio de Carvalho Filho, Marcelo Schweller e Tiago de Araújo Guerra Grangeia. Também participaram as acadêmicas Érika Roberta Fujita, Natália Bowkunouvicz Marcon e Vanessa Contato Rossi.

O próximo Cobem será realizado no Centro de Convenções Sul-América, no Rio de Janeiro, de 7 a 11 de dezembro de 2015.

Notícias mais recentes

Reciclando Dermatologia - reunião de maio

Reunião DTG: Bom uso e abusos da cesárea

(Divulgação) Universidad Cayetano Heredia: Escola de Inverno - Extensão em Saúde Pública (inscrição até 26/06)

University of Barcelona's Institute of Biomedical Research hosted Raquel Leal, from SMS Unicamp, as a visiting professor

HC: Podcast Ressonância de maio sobre problemas de coluna

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM