FCM e Aix Marseille analisam possível parceria para programa com Vietnã
Publicado por: Camila Delmondes
07 de outubro de 2015

O professor e diretor do Laboratório de Psicopatologia Clínica, Linguagem e Subjetividade (LPCLS) da Universidade francesa Aix Marseille, Guy Gimenez, participou na sexta-feira (21) de uma reunião na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp para tratar de possíveis pesquisas e trabalhos de extensão entre as duas Universidades. Uma das propostas é desenvolver um programa nacional no Vietnã para atender as vítimas do agente laranja.

Guy veio acompanhado por Mario Eduardo C. Pereira, professor do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da FCM e coordenador do Laboratório de Psicopatologia Sujeito e Singularidade (LaPSuS). Eles foram recebidos pela diretora associada da faculdade, Rosa Inês Costa Pereira e pela coordenadora do Escritório de Relações Internacionais (ERI) da FCM, Maria Luiza Moretti. A reunião foi acompanhada pela gerente administrativa do ERI, Silvia Motta.

“O agente laranja não se decompõem na natureza e causa mutações genéticas. Há crianças que nascem com deformações físicas. O governo do Vietnã – antiga colônia francesa – pede também ajuda para a formação de pessoas para atendimento psicológico para milhares de vítimas existentes no país. É um projeto de fôlego”, disse Mario Eduardo que esteve em 2012 na cidade de Hanoi em reunião com o diretor de saúde mental do principal hospital da capital do Vietnã.

De acordo com Rosa Inês, diretoria associada da FCM, “é uma oportunidade grande participar do estabelecimento desse convênio. Nosso papel é de facilitador. Temos o Escritório de Relações Internacionais e uma estrutura acadêmica para colocar à disposição desse projeto”.

A coordenadora do Escritório de Relações Internacionais da FCM, Luiza Moretti, contou a experiência da faculdade em desenvolver treinamento de médicos e outros profissionais de países africanos de língua portuguesa com o apoio de grupos de fomentos internacionais na área de infectologia, como da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica).

“Pode ser que haja interesse das áreas de antropologia, epidemiologia e sociologia em participar desse projeto. Parcerias internacionais também são bem-vindas. A faculdade se coloca à disposição para o sucesso desse trabalho. Há muitas possibilidades para capacitação”, disse Luiza.

Conforme conversas durante a reunião, ficou previsto a vinda do diretor do hospital psiquiátrico e da diretoria da Faculdade de Psicologia de Hanoi à Unicamp para participar de uma apresentação de suas necessidades. A data da visita será marcada e divulgada em breve, assim como as diretrizes do projeto e de outros eixos de pesquisa entre as instituições.

Ainda de acordo com o roteiro da visita da Guy Gimenez à Unicamp, ele foi recepcionado pela manhã pela professora Eleonora Cavalcante Albano, assessora da Vice-Reitoria Executiva de Relações Internacionais (Vreri) à tarde, antes da reunião na diretoria da FCM, o professor da Universidade Aix Marseille realizou a conferência aberta “As cadeias associativas grupais em um grupo de pacientes esquizofrênicos em centros hospitalares especializados”, no anfiteatro 3 da FCM.

Notícias mais recentes

(Divulgação) 10 anos de BRAINN Congress: confira a cobertura fotográfica

BRAINN oferece bolsa Fapesp de Pós-Doutorado em Genética Molecular

Laboratório de Pesquisa Clínico-Qualitativa da FCM apresenta cinco trabalhos em Congresso Europeu de Psiquiatria

Dia da Avaliação do curso de medicina: Participação dos docentes, preceptores e médicos assistentes

(Divulgação) Pitch Open Innovation na Saúde é realizado no CPDI Ibrachina/Ibrawork

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM