FCM fica roxa no Dia de Conscientização da Epilepsia
Publicado por: Camila Delmondes
07 de outubro de 2015

Nessa quarta-feira (26), a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp vai vestir a camisa da campanha Purple Day (Dia Roxo), promovida pela Assistência à Saúde de Pacientes com Epilepsia (Aspe), em parceria com a Fundação Internacional Anita Kaufmann. Nesse dia, será celebrado o dia de conscientização da epilepsia, uma doença neurológica grave que afeta cerca de 1% da população mundial, de acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

“Queremos transformar essa data em um marco nacional da campanha para a conscientização sobre a epilepsia”, comentou a secretária executiva da ASPE, Gabriela Spagnol. Além de iluminar a FCM de roxo na noite do dia 26, a associação programou atividades durante todo esse dia, com a divulgação e distribuição na Unicamp de materiais alusivos à campanha, como fitas, botons e adesivos.

Na Unicamp, a campanha é liderada pelo presidente da Aspe e docente do Departamento de Neurologia da FCM, Li Li Min. Em 2013, Li recebeu da OPAS, o título de Embaixador da Epilepsia no Brasil. Durante os dias que antecederam à celebração do Purple Day, o pesquisador reuniu uma equipe de profissionais na Faculdade de Ciências Médicas para gravar o vídeo promocional Vista Roxo. “A epilepsia é um tema pouco debatido. As pessoas com epilepsia estão escondidas muito em função do estigma associado à doença. Acreditamos que uma maneira de reduzir essa carga de preconceito é, justamente, falar sobre o assunto”, disse em entrevista ao Canal Futura.

Na internet, as 100 primeiras pessoas que postarem uma foto na página do Purple Day no Facebook, vestindo uma peça na cor roxa, e compartilharem o vídeo promocional em suas timelines, receberão, gratuitamente, o exemplar do livro Neurociências e Epilepsia, dos pesquisadores Li Li Min, Fernando Cendes, Paula Teixeira Fernandes e Roberto J. M. Covolan, da Unicamp.

(Divulgação) Infectious Diseases and Public Health Field School Program - Universidad Peruana Cayetano Heredia (inscrição até 24/06)

VIII Encontro da Triagem Neonatal

Dois trabalhos de pesquisadores do Laboratório de Biologia Molecular de Cartilagem da FCM são apresentados em Congresso Mundial de Osteoartrite

(Divulgação) UFBA: Pesquisa sobre Compaixão em Universitárias(os) - até 20/06