FCM perde o médico neurocirurgião José Francisco Antonio de Souza, aluno da II Turma de Medicina
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
21 de julho de 2022

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e a Associação de Ex-alunos e Amigos da FCM (Alumni) deram adeus nessa terça-feira (19), ao médico neurocirurgião José Francisco Antonio de Souza, aluno da II Turma de Medicina da Unicamp. Há apenas alguns dias, o egresso do curso médico da FCM havia realizado a doação de uma coleção de livros italianos à faculdade, sobre Medicina Interna, com mais de um século de publicação.

“Ganhei essa coletânea de livros do meu tio, Brás Pellegrino, fundador da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Federal de Minas Gerais, pai do médico e cientista José Pellegrino, referência na área de Medicina Tropical, e professor de personalidades como Guimarães Rosa, Juscelino Kubitschek, e do fundador do Departamento de Neurologia da FCM, Lopes de Faria”, disse José Francisco, orgulhoso, sobre a origem da herança de família, um presente do escritor e ex-aluno de seu tio Brás, Guimarães Rosa.

No dia 8 de julho de 2022, os estudantes do curso de Medicina da FCM, Lucas Figueiredo e Renzo Rivabene Andrade fizeram a entrega da coletânea de obras sobre Medicina Interna, doada pelo neurocirurgião José Francisco Antonio de Souza/Foto: Mercedes Santos
O estudante de Medicina Lucas Figueiredo posa para foto ao lado do médico neurocirurgião José Francisco Antonio de Souza, no dia em que o egresso da II Turma de Medicina doou livros centenários de Medicina para a FCM.

Egresso da 25ª Turma de Medicina da Unicamp, o médico Thomaz de Toledo Piza Rinco falou sobre a perda do amigo. “Tive o prazer de conhecer o Chico assim que nasci, em agosto de 1967. Ele era residente da Neurocirurgia na então Clínica Santo Antonio, no Serviço coordenado à época pelo médico Francisco Cotta Pacheco Jr. e meu pai. Além de neurocirurgião, o José Francisco especializou-se também em eletroencefalografia, setor que ele gerenciava naquele hospital. Trabalhou por anos a fio na Clínica Lane, no bairro Guanabara, onde manteve seu consultório particular até sua aposentadoria, em 1992.  Trabalhou no Aeroporto de Viracopos por muitos anos salvo engano, lotado no Ministério da Saúde”, contou.

Triste com a perda, o médico obstetra formado pela II Turma de Medicina da FCM, João Luiz de Carvalho Pinto e Silva, lamentou a morte do colega. “Era o caçula da nossa turma”, disse. Diretor executivo da Alumni, o docente do Departamento de Cirurgia da FCM, Gustavo Pereira Fraga, também lamentou a partida de José Francisco. “Ele viverá para sempre na memória de cada membro da Alumni”, disse.

José Francisco Francisco faleceu em Campinas, de causas naturais. Deixou para trás a esposa Teresa. Não tinha filhos.

O médico neurocirurgião, egresso da II Turma de Medicina da Unicamp, José Francisco Antonio de Souza, em 2018, na ocasião das comemorações de 50 anos de formatura/Fotos: FCM Unicamp
Recordações do médico neurocirugião José Francisco Antonio de Souza, egresso da II Turma de Medicina da FCM/Fotos: acervo pessoal

(Divulgação) HC realiza mutirão de cirurgia de estrabismo

(Divulgação) Infectious Diseases and Public Health Field School Program - Universidad Peruana Cayetano Heredia (inscrição até 24/06)