FCM perde o professor aposentado do Departamento de Patologia, José Vassallo
Publicado por: Camila Delmondes
06 de janeiro de 2024

Foi recebida com grande consternação, nessa sexta-feira (5), a notícia do falecimento, em Campinas, do médico patologista José Vassallo, docente aposentado do Departamento de Patologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp.

“Perdemos um de nossos grandes pesquisadores [...] também um grande amigo”, lamentou a docente do Departamento de Anestesiologia, Oncologia e Radiologia da FCM, Carmen Silvia Passos Lima, coordenadora de Inovação do Cepid CancerThera, ao qual José Vassallo estava atualmente vinculado.

“Era uma pessoa sempre atenciosa e alegre. Frequentemente, o encontrávamos pelos corredores do Hospital de Clínicas (HC)”, lembrou o Relações Públicas Alberto Ravagnani, servidor aposentado do hospital.

“Uma pessoa admirada por todos por sua competência, ética e dedicação à ciência, à família e aos amigos”, contou Carmino Antonio De Souza, professor titular de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular da FCM, no obituário intitulado A perda do grande amigo, pesquisador e professor José Vassallo – em que destaca Vassallo como uma referência mundial em histopatologia da medula óssea e linfomas malignos.

Leia o obituário na íntegra, aqui.

“Tive o privilégio de trabalhar com ele na Hematologia da Unicamp. Excelente caráter, brilhante pesquisador e orientador, um notável médico. Sua ausência será uma grande perda para a medicina brasileira e para todos que o conheceram”, disse ainda o ex-reitor da Unicamp e professor titular em Hematologia da FCM, Fernando Ferreira Costa.

Formado em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP), em 1980, José Vassallo especializou-se em Anatomia Patológica na Unicamp, onde cursou a residência médica. Tendo obtido o titulo de doutor em Medicina na Alemanha, pela Universidade de Münster, e realizado estágios de pós-doutoramento no Instituto de Patologia da Universidade de Kiel, Alemanha (1986); no Laboratório de Anatomia Patológica da Universidade de Paris, França (1992); e no Laboratório de Anatomia Patológica da Universidade de Toulouse, França (1992 e 2005).

Em 2001, obteve o grau de livre-docente em Patologia pelo Departamento de Anatomia Patológica da FCM, local em que atuou como professor titular, de abril de 2005 até a sua aposentadoria em 2017.

Texto: FCM com Cepid Cancer Thera, e HC Unicamp.

Notícias mais recentes

Reunião DTG: Impactos da Istmocele na saúde reprodutiva

2º Encontro Científico 2024 - SEH/HC/Unicamp/Infectologia

Aluna da FCM recebe o prêmio de melhor apresentação de pôster no 23º Congresso Europeu de Trauma e Emergência Cirúrgica

Jornal da Unicamp: Uberização deteriora saúde de motoboys

(Divulgação) Serviço de Cuidados Paliativos do HC participa de lançamento de e-book e leva pesquisa a congresso internacional

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM