FCM promove curso inédito de sequenciamento de RNA e DNA
Publicado por: Camila Delmondes
07 de outubro de 2015

De 7 a 10 de abril acontece na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp o curso “Advanced RNA-Seq and ChIP-Seq Data Course”. O curso será ministrado em inglês por instrutores do Instituto Europeu de Bioinformática de Hixton (UK) e por Benilton Sá de Carvalho, bioestatístico formado pela Unicamp e pesquisador pós-doc do Laboratório de Bioinformática do Departamento de Genética Médica da FCM. Este será o primeiro de cinco cursos realizados no Brasil.

Durante o curso serão abordadas as metodologias mais avançadas de análise de dados geradas por equipamentos de última geração para sequenciamento de RNA e DNA. O curso é destinado a doutorandos em nível avançado, pós-doutorandos e outros pesquisadores que utilizam ou planejam utilizar técnicas de sequenciamento de alto rendimento e metodologias de bioinformática em suas pesquisas. Para o curso, serão selecionados 32 participantes. As inscrições podem ser feitas em http://tiny.cc/rnaseqcampinas.

De acordo com a médica geneticista e pesquisadora Íscia Lopes-Cendes, chefe do Departamento de Genética Médica, a genética molecular está cada vez mais dependente da bioinformática e sem ela os pesquisadores não fazem quase nada. “Dominar as análises, algorítimos e outros oferecidos pela bioinformática é hoje essencial para qualquer pesquisador na área de DNA. Infelizmente, no Brasil ainda são poucos que dominam esse conhecimento e, portanto, a oportunidade de um curso como esse é excepcional”, disse.

Antes do curso, Benilton concedeu entrevista e falou sobre sequenciamento genético, microRNAs e outros temas de interesse científico que podem ajudar no tratamento de doenças como Parkinson e Alzheimer.

Como o sequenciamento genético ajuda nas pesquisas?

O sequenciamento genético provê ao pesquisador perspectivas alternativas para as análises de interesse. Na Genética Médica, tecnologias de sequenciamento auxiliam na caracterização e diagnóstico de transtornos genéticos. Hoje, há muitos esforços em prol do desenvolvimento da medicina personalizada, da qual o sequenciamento genético é peça vital.

Hoje, estudos de microRNAs apontam novas descobertas na área da genética. O que podemos esperar no futuro desses estudos para doenças como Parkinson, Alzheimer e outras doenças?

MicroRNAs são pequenos fragmentos de RNA que podem se ligar a RNAs codificantes de proteínas e impedir que tais proteínas sejam produzidas. Por conta disso, tornam-se alvos interessantes para desenvolvimento de medicamentos. Pela combinação desta característica regulatória com técnicas de sequenciamento, espera-se que, no futuro, tenhamos testes para diagnósticos e também medicamentos que utilizarão microRNAs como princípio básico de funcionamento.

Por que resolveu trazer o curso para o Brasil?

O Brasil tem um grande potencial científico. Isso não se restringe a recursos materiais, mas também compreende recursos pessoais. Entre os treinamentos que dei no exterior, pude observar grandes esforços pontuais de pesquisadores brasileiros na tentativa de manterem-se atualizados com as técnicas analíticas mais recentes. Trazer estes treinamentos para o Brasil cobre três objetivos primários: permitir que nossos pesquisadores interajam de forma mais coesa, facilitando colaborações nacionais; oferecer treinamentos de qualidade internacional para a comunidade científica brasileira; e estimular a colaboração com pesquisadores e instituições de renome internacional.

Além de Campinas, onde mais será ministrado o curso?

Esta iniciativa é composta por cinco cursos correlatos. O curso a ser realizado em Campinas é o primeiro desta série. Realizaremos outros em Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e retornaremos a Campinas.

HC: Podcast Ressonância de maio sobre problemas de coluna

Deputado estadual Eduardo Suplicy visita CIATox, da FCM, para conhecer pesquisas sobre análise de cannabis medicinal

(Divulgação) XXIX Curso de Inverno em Farmacologia FMRP-USP - inscrições até 08/05

Edital Interno de Seleção para Banco de Médicos Tutores no Âmbito do Projeto Mais Médicos para o Brasil