FCM realiza o I Simpósio Internacional de Residência Médica
Publicado por: Camila Delmondes
25 de junho de 2024

Compartilhar:

Autoridades da mesa de abertura do I Simpósio Internacional de Residência Médica, realizado na FCM no dias 13 e 14 de junho/Imagem: reprodução

Organizado pelo Núcleo de Avaliação e Pesquisa em Educação na Saúde (Napes) e Comissão de Residência Médica (Coreme) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, de 13 a 14 de junho, o I Simpósio Internacional de Residência Médica discutiu temas relevantes da área nos âmbitos, regional, nacional e internacional, criando oportunidades para a troca de conhecimentos, integração e colaboração interdepartamental e interinstitucional. Assista na íntegra, aqui.

“Esse evento foi pensado tendo em vista à carência de maneira geral, no Brasil, de discussões mais formativas a respeito da Residência Médica. Acima de tudo nosso objetivo foi criar um espaço para discutir de maneira muito aberta e tranquila as nossas dúvidas, questões e problemas relacionados ao tema, com a oportunidade, através dos nossos convidados internacionais, de enxergar como essa área se dá no restante do mundo”, explicou a coordenadora do Napes da FCM, Eliana Martorano Amaral, anfitriã do evento.

A coordenadora da Coreme da FCM, Marilda Mazzalli, falou sobre a importância de discutir a formação, a avaliação e os processos de aprendizado dentro da Residência Médica. “Nós discutimos muito a formação dentro da Graduação em Medicina, mas pouco no âmbito da Residência Médica. Esse é um bom começo para que todos nós possamos falar a mesma língua”, disse.

“Esse Simpósio foi idealizado a partir das nossas discussões sobre a avaliação na Residência Médica, quando observamos a grande demanda de interesse sobre a discussão desse tema. Não é comum termos discussões voltadas à qualidade da formação dos médicos-residentes. Existe uma lacuna que precisa ser preenchida”, observou em sua fala o diretor da FCM, Claudio Saddy Rodrigues Coy.

Presidente da Comissão Estadual de Residência Médica e da Comissão Especial de Residência Médica da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, o médico Paulo Fernando Constâncio de Souza falou sobre a importância da formação de médicos especialistas para o governo de estado. “Temos uma missão hercúlea, tanto do ponto de vista da formação como de orientação da avaliação desses profissionais, visando à excelência. Levantar essa discussão em um simpósio internacional, podendo trocar experiências com os colegas, é fundamental”, disse.

“Mais uma vez a Unicamp inova ao realizar um evento que tem por objetivo discutir a formação de profissionais de fundamental importância para a realizada brasileira, com a possiblidade de desdobramentos importantes não apenas no cenário nacional, mas também internacional”, disse o pró-reitor de Extensão, Esporte e Cultura da Unicamp, Fernando Antonio dos Santos Coelho, na ocasião representando o magnífico reitor da universidade, Antonio José de Almeida Meirelles.

Também compuseram a mesa de abertura do evento: o representante dos médicos-residentes da FCM, Felipe José Santaella; o representante da Associação Médica Brasileira, Gustavo Salata Romão; e a pró-reitora de Pós-graduação da Unicamp, Rachel Meneguello.

Durante os dois dias de evento, o I Simpósio Internacional de Residência Médica da FCM contou com mesas de discussão com representantes de diversas partes do país, e apresentação de trabalhos em formato pôster. Destaque para as participações internacionais dos professores Klaus Püschel (Chile), Adelle Atkinson (Canadá) e Jonas Nordquist (Suécia).

Fotos: Henrique Dassi - CAAC/FCM
Fotos: Henrique Dassi - CAAC/FCM

 



Notícias mais recentes



Planejamento Estratégico do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia 2024-2028


Curso: O Teatro para a Relação entre Profissionais da Saúde e a Sociedade


Grupo de Investigação do Remodelamento Miocárdico da FCM tem artigo publicado pelo Journal of the American Heart Association

Professor Renato Gaspar, da FCM, é nomeado editor da revista Circulation Research

Pesquisadora associada ao OCRC é a única brasileira contemplada na 6ª edição do prêmio da revista eLIFE

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM