FCM recebe inscrições para a segunda turma do curso de Primeiros Socorros
Publicado por: Camila Delmondes
07 de outubro de 2015

Estão abertas as inscrições para a segunda turma do curso teórico e prático sobre primeiros socorros, que acontecerá na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, em 24 de junho. O treinamento é ministrado pelos estudantes do segundo ano de graduação em medicina, com a supervisão da equipe da Disciplina de Cirurgia do Trauma (MD 344) da Unicamp e dos socorristas das concessionárias Renovias, Rota das Bandeiras e CCR AutoBAn.

O curso é gratuito, tem a duração de 4 horas e é destinado a estudantes do ensino médio, policiais, professores, instrutores de academias, membros de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas), segurança de eventos e demais profissionais interessados. A programação proporciona, dentre outras orientações, o passo a passo sobre como agir em situações de emergência, como por exemplo, checar a segurança do local e iniciar os procedimentos de reanimação cardiopulmonar. Acesse o formulário de inscrição.

O professor Gustavo Pereira Fraga é coordenador da MD 344 e explica que o curso é a prova final dos alunos. Ao longo da disciplina com carga horária de 30 horas, eles são preparados para a prática com a utilização de manequins e bonecos. Dentre os objetivos da avaliação, eles devem ensinar a um público leigo, conceitos básicos apreendidos por eles durante as aulas. “Uma das coisas que avaliamos é, justamente, a forma como eles trabalham a linguagem. Queremos alunos multiplicadores”, disse.

Na última terça-feira, o curso de Primeiros Socorros recebeu a sua primeira turma de inscritos. A terapeuta ocupacional Beatriz Meira, do Ambulatório de Psiquiatria do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, contou ter participado do curso para aprimorar seu conhecimento nesse sentido. Na graduação ela teve a teoria, mas faltou a prática. “Já passei por uma situação emergencial uma vez, quando um senhor passou mal dentro de um ônibus. Acho importante ter esse conhecimento para saber como agir”, disse.

Notícias mais recentes

HC: Podcast Ressonância de maio sobre problemas de coluna

Deputado estadual Eduardo Suplicy visita CIATox, da FCM, para conhecer pesquisas sobre análise de cannabis medicinal

(Divulgação) XXIX Curso de Inverno em Farmacologia FMRP-USP - inscrições até 08/05

Edital Interno de Seleção para Banco de Médicos Tutores no Âmbito do Projeto Mais Médicos para o Brasil

HC, FEnf e ProEC lançam o projeto Meses Coloridos para prevenção de doenças

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM