Fóruns Permanentes: Diálogos sobre Subjetividades dos Povos Indígenas e Desafios da Permanência na Universidade
Publicado por: Camila Delmondes
22 de abril de 2024

Local: Centro de Convenções da UNICAMP

Lembrete: Somente com a participação PRESENCIAL haverá certificado.

Evento: GRATUITO

Inscrições: https://extecult.proec.unicamp.br/evento/17/inscrito/novo

Link do evento: https://www.proec.unicamp.br/dialogos-sobre-subjetividades-dos-povos-indigenas-e-desafios-da-permanencia-na-universidade/

Unidades/Órgãos envolvidos: Faculdade de Ciências Médicas (FCM), Instituto de Artes (IA), Faculdade de Educação (FE), Comissão Assessora para Inclusão Acadêmica e Participação dos Povos Indígenas (CAIAPI), Rede de Escuta e Desaprendizagens Étnico-Subjetivas (REDES), Raiz das Imagens (Cinema e Ação).

Organizadores:
Nelson Filice de Barros
Verônica Fabrini Machado de Almeida
Rafael Afonso da Silva
Chantal Victoria Medaets
Érica Soares Assis
Daniela Raquel Carl

22/05/2024 (quarta-feira)

9h30 – Vídeo – Pré-estreia Documentário: Os Caminhos da Cura

Nascido em oficinas de audiovisual da UNICAMP, este documentário é conduzido por um acadêmico Yepã Mahsã que assume a câmera para relatar sua própria jornada. Com uma perspectiva crítica e profunda, o filme aborda as experiências e
subjetividades dos povos indígenas, destacando os desafios enfrentados por eles na busca pela permanência no ambiente universitário.

10h40 – Coffee Break

11h- Mesa de Diálogos: “Cinema como Ação e Reflexão”

Rodrigo Soares – Cineasta, co-fundador do Coletivo Raiz das Imagens.
Yupuri – Realizador audiovisual da etnia Yepã Mahsã.
Verônica Fabrini – Docente do Instituto de Artes e colaboradora da CAIAPI.
Edu Ioschpe – Cineasta, co-fundador do Coletivo Raiz das Imagens.
Luciene Rodrigues – Acadêmica de Administração Pública do povo Kanamari.

Mediador – Nelson Filice de Barros.

12h30 – Almoço

14h – Mesa de Diálogos: “Subjetividades Indígenas e Encontros Culturais”

Érica Soares Assis – Psicóloga, atua na Rede de Escuta e Desaprendizagens Étnico-subjetivas.
Lene Munduruku – Pedagoga, membra das Acadêmicas Indígenas Uirapuru da UNICAMP.
Tânia Maron Vichi Freire de Mello – Psiquiatra, coordenadora do Serviço de Assistência Psicológica e Psiquiátrica ao Estudante (SAPPE/UNICAMP).
Lucila de Jesus Melo Gonçalves – Psicóloga, atua na Rede de Atenção à Pessoa Indígena do Instituto de Psicologia da USP.
Rafael Afonso da Silva – Sociólogo do Departamento de Saúde Coletiva da FCM UNICAMP.

15h30 – Coffee Break

16h – Palestra de Encerramento: “Medicinas e Cuidado Integral”

Álvaro Tukano – líder político e espiritual da Terra Indígena Balaio.

Notícias mais recentes

HC: Podcast Ressonância de maio sobre problemas de coluna

Deputado estadual Eduardo Suplicy visita CIATox, da FCM, para conhecer pesquisas sobre análise de cannabis medicinal

(Divulgação) XXIX Curso de Inverno em Farmacologia FMRP-USP - inscrições até 08/05

Edital Interno de Seleção para Banco de Médicos Tutores no Âmbito do Projeto Mais Médicos para o Brasil

HC, FEnf e ProEC lançam o projeto Meses Coloridos para prevenção de doenças

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM