GIEDDS da FCM tem 21% das publicações de coletânea em Endocrinologia da editora Karger
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
16 de agosto de 2023

A Best of Endocrinology Online, coleção da editora Karger que reúne algumas das principais pesquisas da área de 2016 a 2023, teve na última edição quatro de seus 19 artigos escritos por autores do Grupo Interdisciplinar de Estudos da Determinação e Diferenciação do Sexo (GIEDDS). Além do grupo, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, também colaboraram em todas as publicações integrantes do Laboratório de Genética Molecular Humana do Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética (CBMEG) da Unicamp.

O grupo é coordenado pelo professor Gil Guerra-Junior, do Departamento de Pediatria, e pela professora Andrea Maciel-Guerra, do Departamento de Medicina Translacional da FCM. Para a docente, a coleção da Best of Endocrinology Online representa “a consolidação da relevância do grupo, e consequentemente da FCM, no cenário mundial na área dos Distúrbios da Diferenciação do Sexo”. “Trata-se de um reconhecimento para o nosso grupo, a faculdade, a universidade, e, principalmente, os alunos de graduação e pós-graduação”, completou Gil.

Os artigos

Conforme esclarece o coordenador do grupo, três dos artigos são relacionados a Distúrbios da Diferenciação do Sexo, de uma forma mais clínica, e o quarto, de forma mais molecular. “Como o GIEDDS tem o objetivo de fazer essa correlação mais translacional, todos de alguma forma têm a sua importância”, declarou.

O artigo “Tendências no tempo em relação à atribuição de sexo de pacientes com Distúrbios do Desenvolvimento Sexual: Experiência de um serviço interdisciplinar”, tem entre os autores Julia Vicentin, aluna de graduação em Medicina da FCM na época. O estudo foi fruto de sua iniciação científica. “É resultado de mais de três décadas do serviço de atendimento ambulatorial do GIEDDS, e mostra as mudanças ao longo do tempo nas condutas relativas à conduta perante recém-nascidos”, disse o professor Gil.

Gil Guerra-Junior, um dos coordenadores do Grupo Interdisciplinar de Estudos da Determinação e Diferenciação do Sexo (GIEDDS) da FCM. Foto: Karen Moraes/ARPI

Já a publicação “Associação entre Síndrome de Down e Distúrbios do Desenvolvimento Sexual: Relato de três casos e revisão de 188 casos na Literatura”, foi o TCC de Residência em Endocrinologia pela FCM de Octavio Santos-Neto. O estudo contou também com colaboradores do Hospital das Clínicas da USP e do Hospital de Santa Catarina. “É um alerta sobre a possibilidade de haver coincidência dessas duas condições. Traz uma revisão ampla da literatura, além de descrever casos atendidos em nosso serviço”, afirmou o coordenador do GIEDDS.

As variantes não codificadas do gene NR5A1 podem explicar fenótipos de distúrbios do desenvolvimento sexual?” tem como uma das autoras Helena Fabbri-Scallet. Ela publicou o trabalho em seu pós-doutorado do Programa de Pós-graduação em de Saúde da Criança e do Adolescente pela FCM, em colaboração com a Universidade de Lübeck e o Centro Médico Universitário Schleswig-Holstein na Alemanha. Segundo a professora Andrea, a parceria com colegas alemães faz com que o GIEDDS seja um dos mais conhecidos no estudo do gene NR5A1 no cenário internacional.

Por fim, “Achados clínicos e acompanhamento da Disgenesia Testicular 46,XY e 45,X/46,XY”, tem a autoria de Juliana Andrade. Médica endocrinologista, Juliana fez estágio durante o doutorado pela Unicamp em universidades da Alemanha e Bélgica. “Resultado de uma colaboração internacional, com a Universidade de Lübeck e com o Hospital Universitário Ghent, traz uma casuística de tamanho significativo e que foi analisada de forma muito detalhada. Creio que será referência em qualquer estudo na área”, ressaltou Andrea.

Sobre a Karger

A Karger Publishers é uma editora acadêmica de revistas e livros científicos, dedicada a servir às necessidades de informação da comunidade acadêmica com publicações de conteúdo de alta qualidade, abrangendo todos os campos da ciência médica.

Segundo o site da editora, a coleção Best of Endocrinology destaca desenvolvimento de vários assuntos, desde tumores neuroendócrinos e câncer de tireoide, até diabetes, incluindo pesquisas clínicas e diretrizes com amplo interesse para endocrinologistas e profissionais de saúde.