Grupo Interdisciplinar de Estudos da Determinação e Diferenciação do Sexo comemora 30 anos
Publicado por: Camila Delmondes
24 de outubro de 2018

Compartilhar:

O Grupo Interdisciplinar de Estudos da Determinação e Diferenciação do Sexo (Giedds) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp completou 30 anos. O Giedss foi criado em 1988 com o objetivo de agregar e integrar pediatras, geneticistas, endocrinologistas, cirurgiões, ginecolo-gistas, radiologistas, anatomopatologistas, médicos-legistas, psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais para o rápido diagnóstico e definição do sexo.

Para comemorar essa data, o Giedds organizou uma palestra com Maricilda Palandi de Mello, pesquisadora do CBMEG e do Giedds. A palestra aconteceu no sábado (20), no auditório do CBMEG. De acordo com Gil Guerra Júnior, pediatra da FCM e coordenador grupo, o Giedds já atendeu mais de mil pacientes, entre casos de ambiguidade genital, hipogonadismo ou suspeita clínica de síndrome de Turner.

“Os distúrbios que afetam a determinação e a diferenciação do sexo trazem consigo graves implicações médicas, psicológicas e sociais. Seja perante um recém-nascido com ambiguidade da genitália externa, ou um adolescente com atraso puberal ou características puberais heterossexuais, é grande o impacto psicológico para as famílias”, explica Gil Guerra.



Notícias mais recentes



Puberdade precoce: uma nova epidemia do século 21?

“Sonhamos um dia com esse momento: de pajés, brancos e indígenas, conversarem”, celebrou João Paulo Tukano em evento realizado na FCM

Colaboração internacional entre pesquisadoras da FCM e Heinrich-Heine University Düsseldorf promove o I Workshop sobre o Programa “10,000 Steps”

Atlética de Medicina retoma atividades do Programa Arrebol com foco em esporte, saúde e cidadania para crianças e adolescentes

Departamento de Psiquiatria da FCM manifesta apoio ao Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM