Guia da Faculdade Estadão avalia cursos de Fonoaudiologia e Medicina da Unicamp com 5 estrelas em 2023
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
13 de novembro de 2023

Os cursos de graduação em Fonoaudiologia e Medicina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp foram contemplados, por mais um ano, com a classificação de 5 estrelas (excelente) pelo Guia da Faculdade 2023, parceria entre o jornal Estadão e a startup Quero Educação. A classificação foi divulgada em outubro. O ranking existe desde 2020.

Dos 16.407 cursos classificados, apenas 824 conquistaram o conceito máximo, sendo a maior parte destes provenientes de instituições públicas. Juntas, as três universidades estaduais paulistas concentram os melhores cursos do país. No topo da lista, a USP detém 116 cursos 5 estrelas, a Unesp, 57, e a Unicamp, 53.

A excelência da graduação em Fonoaudiologia se deve, segundo a coordenadora do curso, Maria Francisca Colella-Santos, entre outros, à parceria do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação da FCM com o Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp.

Maria Francisca também destaca como diferencial do curso seu oferecimento em período integral, com disciplinas teóricas ministradas por uma equipe multidisciplinar de docentes. Já as disciplinas práticas, que envolvem atendimento de usuários do SUS, têm obrigatoriamente a supervisão de fonoaudiólogos, bem como o auxílio de outros profissionais da área da saúde. “Estas atividades ocorrem em diversos cenários, como ambulatórios, hospitais e unidades básicas de saúde”, declara. Por fim, a coordenadora recorda, entre as conquistas recentes, a implantação do novo currículo, em 2022. “Ele contempla as inovações da profissão, diretrizes curriculares, flexibilidade do próprio currículo e curricularização da extensão”.

Fábio Menezes, coordenador do curso de graduação em Medicina, atribui o resultado a diversos fatores. “Começa pelo corpo docente e de médicos-assistentes, altamente qualificado em pesquisa, clínica e envolvimento com as diretrizes nacionais de atendimento, desde o setor primário até a medicina de alta complexidade. Outro ponto forte é a variedade dos campos de prática disponíveis aos alunos, que incluem a rede de atenção primária e hospitais secundários e terciários ligados à Unicamp”.

“A qualidade do curso é medida, também, pelo sucesso profissional de seus graduados, que ocupam posição de destaque em sociedades médicas e órgãos governamentais”, declara Fábio. Ele lembra que, além do currículo formal, os estudantes têm oportunidade de participar de atividades de pesquisa, ligas acadêmicas, atividades esportivas e socioculturais. Por fim, destaca que o curso da FCM recentemente foi credenciado pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (SAEME), do Conselho Federal de Medicina, que permite aos egressos da instituição a buscarem posições em entidades médicas na Europa e Estados Unidos.

A avaliação

Todas as instituições de Ensino Superior cadastradas no Ministério da Educação (universidades, centros universitários, faculdades e institutos) são convidadas para fazer parte do Guia da Faculdade. Após se cadastrarem para participar da avaliação, as instituições indicam todos os cursos superiores que estão recebendo novos alunos.

O coordenador de cada curso avaliado recebe um questionário no qual apresenta as principais características da sua graduação, com foco em três aspectos: projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura. São mais de 10,5 mil coordenadores e professores do ensino superior brasileiro cadastrados voluntariamente para atuar como avaliadores do Guia da Faculdade.

O Guia

O Guia da Faculdade nasceu de uma parceria, fechada em 2018, entre o Estadão e a Quero Educação, uma das principais startups da área educacional do país. No projeto do Guia, coube à equipe da Quero a montagem do processo da avaliação de cursos, incluindo a definição da metodologia utilizada, coleta de informações das instituições de ensino, montagem do banco de avaliadores e tabulação dos dados obtidos. Os resultados finais da avaliação são divulgados com exclusividade pelo Estadão em suas diversas plataformas.