I Simpósio Experiências de ensino de Psiquiatria e Saúde Mental na formação médica reúne especialistas de diversas universidades
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
23 de novembro de 2022

Compartilhar:

Ocorreu na última sexta-feira (18) o I Simpósio Experiências de ensino de Psiquiatria e Saúde Mental na formação médica, no Auditório 2 da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. A organização é do Departamento de Psiquiatria da FCM, por meio das professoras Ana Maria G. R. Oda e Clarissa de Rosalmeida Dantas. O evento, que também foi transmitido de forma online, reuniu especialistas de diversas universidades, visando discutir e trocar experiências a respeito da inserção do tema no ensino médico.

A docente Eloisa Valler, do DPMP, congratulou pela iniciativa. “Agradeço aos professores que gentilmente vieram discutir e contribuir com experiências para que possamos pensar melhor o ensino de Psiquiatria e Saúde Mental. O Departamento de Psiquiatria tem se dedicado com grande interesse em contribuir de forma consciente e responsável com a formação do médico generalista, ciente do seu papel informador e formador. Todos nós somos fruto de professores que se dedicaram a ensinar Psiquiatria Clínica, além do gosto por ensinar”, afirmou a docente, lembrando da oportunidade de a discussão contribuir para o momento em que se pensa na reforma curricular.

A professora Ana Oda enfatizou a importância de pensar Saúde Mental e Psiquiatria fazendo parte da formação médica como uma grande área. “Temos grande distância entre diretrizes nacionais curriculares e a organização efetiva dos cursos de Medicina no país para inserir essas disciplinas no currículo de forma integral”, afirmou.

Ana Maria Oda, uma das organizadoras do evento, fala sobre a importância do assunto. Foto: Péricles Lima/ARPI

Programação

A programação da manhã mesa teve mesa e discussões com os professores e respectivos temas: Cláudio Banzato (Unicamp), “A avaliação psiquiátrica integrada ao aprendizado de semiologia”; Erotildes Leal (UFRJ), “Os desafios do ensino de Saúde Mental e psiquiatria centradas na pessoa: a contribuição da Medicina Narrativa”; Fernanda G. Moreira (Unifesp), “Por um ensino médico humanista: o ensino de Psicologia Médica e Psiquiatria”; Celso Garcia Jr. (Faculdade São Leopoldo Mandic), “O ensino de Psiquiatria e Saúde Mental na graduação de Medicina”.

Já no período da tarde, participaram: Maria Cristina Pereira Lima (Unesp-Botucatu), “Avaliação psiquiátrica: a inversão de papéis como um norte”; Bruno Fontanella (UFSCar), “Simulações de atendimentos na APS e iniciação ao exame do estado mental”; Eduardo C. Humes (FMUSP-SP), “O ensino de Psiquiatria e a discussão de Saúde Mental do estudante de Medicina e do médico: aproveitando os milímetros”; Guilherme Messas (Santa Casa-SP), “Os desafios para a formação de clínicos para o novo paradigma em Saúde Mental”.

Público que acompanhou presencialmente o encontro. Foto: Péricles Lima/ARPI


Notícias mais recentes



Reunião DTG: Câncer de mama ou ovário hereditários


Fóruns Permanentes: Diálogos sobre Subjetividades dos Povos Indígenas e Desafios da Permanência na Universidade


School of Medical Sciences authorities receives team from University of Birmingham

TBT: Ativação do espaço Jardim dos Saberes Ancestrais

Uliana Lodygina and Laura Rodrigues da Silva, from Germany, tell about internship experience at SMS Unicamp

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM